Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), ao introduzirem os Temas Transversais, propõem uma mudança na forma como a escola lida com as questões sociais. A respeito da avaliação da aprendizagem no âmbito dos Temas Transversais, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A avaliação dos conteúdos atitudinais, centrais nos Temas Transversais, deve ser classificatória, por meio de notas que julguem o caráter e o comportamento do aluno, identificando os "bons" e os "maus" alunos.

(__)A avaliação dos temas transversais deve observar as atitudes dos alunos nas interações cotidianas, em situações de debate e na resolução de conflitos, sendo um processo contínuo de acompanhamento e não um momento pontual de prova.

(__)Os instrumentos para avaliar a aprendizagem dos Temas Transversais devem ser diversificados, incluindo a observação, o registro de falas e atitudes, a análise de trabalhos em grupo, a autoavaliação e a resolução de dilemas morais.

(__)A avaliação dos conteúdos atitudinais deve ser uma oportunidade de reflexão para o grupo e para o indivíduo sobre seus valores e posturas, e também para o professor, que deve analisar em que medida sua prática tem favorecido a construção de atitudes éticas.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.