Para Paulo Freire, a transição de uma "sociedade fechada" para uma "sociedade aberta" exige a superação de uma "consciência intransitiva" em favor de uma "consciência crítica". A respeito desses estados da consciência, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A consciência intransitiva, característica do homem "imerso" na realidade, caracteriza-se pela incapacidade de captar problemas além de sua esfera vital e pela tendência a explicações mágicas e fatalistas para os fenômenos.

(__)A consciência transitiva ingênua, própria do homem que "emerge" no processo histórico, já amplia seu poder de captação, mas ainda interpreta os problemas de forma simplista, com forte teor emocional e com fragilidade na argumentação.

(__)A consciência crítica só pode ser alcançada espontaneamente, como resultado automático do desenvolvimento econômico e da urbanização, sem a necessidade de uma ação educativa intencional.

(__)Uma educação libertadora tem como tarefa fundamental colaborar para a passagem da consciência transitiva ingênua à consciência transitiva crítica, por meio do diálogo e da problematização da realidade existencial dos educandos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.