Maria Teresa Mantoan, em sua crítica ao modelo tradicional de escola, afirma que a inclusão exige uma ruptura com práticas homogeneizadoras e meritocráticas. A esse respeito, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A inclusão escolar é compatível com a prática de formar turmas por níveis de desempenho, pois ao agrupar os alunos "fracos", o professor pode oferecer-lhes um ensino mais adequado ao seu ritmo, garantindo a aprendizagem.

(__)A transformação da escola para a inclusão implica rever a organização do trabalho pedagógico, superando a fragmentação do conhecimento em disciplinas e promovendo projetos que articulem diferentes áreas do saber e respondam aos interesses dos alunos.

(__)Na escola inclusiva, a avaliação da aprendizagem deve ter um caráter classificatório e seletivo, utilizando provas e notas para comparar os alunos e identificar aqueles que não atingiram o padrão esperado para a série.

(__)A inclusão propõe que a escola reconheça a igualdade como ponto de partida, e não como um objetivo a ser atingido, assumindo a premissa da igualdade de inteligências e da capacidade de todos para aprender.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.