Marco Paulo Stigger, ao discutir a relação entre esporte e diversidade, propõe que as aulas de Educação Física sejam um espaço de reconhecimento e valorização das diferentes culturas corporais. Analise as afirmativas a seguir sobre o tratamento pedagógico da diversidade cultural na Educação Física:
I.O professor deve selecionar e ensinar apenas as modalidades esportivas hegemônicas, como futebol e voleibol, por considerá-las universais e mais importantes que as práticas corporais de grupos culturais minoritários.
II.O currículo de Educação Física deve incluir e valorizar uma ampla gama de práticas corporais, como as danças de diferentes etnias, os jogos indígenas, as lutas de matriz africana e os esportes não convencionais, tratando-os com a mesma legitimidade que os esportes tradicionais.
III.Ao tematizar as diferentes práticas corporais, o professor deve promover a reflexão sobre os preconceitos e estereótipos associados a elas, como a ideia de que certas danças são "coisa de menina" ou que determinadas lutas são "violentas".
Está correto o que se afirma em:
I.O professor deve selecionar e ensinar apenas as modalidades esportivas hegemônicas, como futebol e voleibol, por considerá-las universais e mais importantes que as práticas corporais de grupos culturais minoritários.
II.O currículo de Educação Física deve incluir e valorizar uma ampla gama de práticas corporais, como as danças de diferentes etnias, os jogos indígenas, as lutas de matriz africana e os esportes não convencionais, tratando-os com a mesma legitimidade que os esportes tradicionais.
III.Ao tematizar as diferentes práticas corporais, o professor deve promover a reflexão sobre os preconceitos e estereótipos associados a elas, como a ideia de que certas danças são "coisa de menina" ou que determinadas lutas são "violentas".
Está correto o que se afirma em: