Na obra Supervisão escolar: avanços de conceitos e processos (POSSANI; ALMEIDA; RANGEL; FREIRE), os autores realizam um percurso histórico da supervisão escolar no Brasil, mostrando como a função foi se transformando ao longo do tempo em resposta às mudanças sociais, políticas e pedagógicas. Sobre esse assunto, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F):


(__)Eles evidenciam que, no início, a supervisão estava fortemente vinculada à lógica da inspeção escolar, herdada de modelos administrativos centralizadores e autoritários. Nesse momento, predominava a ideia de que o supervisor era um fiscal, responsável por verificar o cumprimento das normas, dos programas e da disciplina escolar, atuando mais no sentido de vigiar do que de orientar.


(__)Com o avanço das políticas educacionais no início do século XX, sobretudo durante o período da escola nova e das reformas inspiradas no pensamento escolanovista, a função de supervisor escolar se afastou completamente da mera fiscalização e passou a articular-se com o processo de formação continuada dos professores, o planejamento participativo e a promoção de práticas pedagógicas mais reflexivas.

(__)Na segunda metade do século XX, especialmente a partir das décadas de 1970 e 1980, o movimento pela redemocratização do país e a crítica ao tecnicismo trouxeram novas perspectivas. A supervisão começou a ser pensada como ação mediadora, participativa e formativa, vinculada à gestão democrática da escola e ao fortalecimento do trabalho coletivo.

A sequência CORRETA é: