Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
O pensamento de Régis de Morais, em Violência e Educação, oferece um referencial importante para compreender o fenômeno do bullying e suas implicações nas relações escolares. Acerca desse assunto, julgue as frases abaixo.
I.Morais chama atenção para o fato de que a escola, ao mesmo tempo em que pode ser um espaço de emancipação, pode também se converter em um ambiente que legitima práticas de violência, quando não reconhece ou não intervém diante delas. O bullying, por exemplo, reforça mecanismos de poder e hierarquia entre pares, cristalizando desigualdades e naturalizando humilhações. Tal dinâmica compromete o processo educativo, pois desestrutura vínculos de confiança e dificulta a constituição de uma comunidade escolar baseada no respeito mútuo e na solidariedade.
II.Para o autor, a violência não se reduz a atos físicos explícitos, mas constitui um processo simbólico, cultural e relacional que se manifesta no espaço educativo sob múltiplas formas: agressões verbais, exclusões sociais, intimidações e práticas de desqualificação. Nesse sentido, o bullying é compreendido como uma modalidade de violência reiterada, que produz efeitos de longo prazo no desenvolvimento subjetivo e social dos envolvidos, sejam eles vítimas, agressores ou espectadores.
III.Ao analisar as relações escolares, o autor ressalta que a violência deve ser compreendida como um fenômeno vinculado a desvios individuais. Nesse contexto, o bullying decorre da fragilidade das práticas pedagógicas, da ausência de mediação dialógica e da reprodução de valores autoritários. Para enfrentá-lo, é imprescindível, em um primeiro momento, aplicar sanções ao agressor e, em seguida, promover a transformação da cultura institucional da escola, de modo a fortalecer a ética da convivência, a valorização da diversidade e a criação de espaços participativos para a resolução de conflitos.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
I.Morais chama atenção para o fato de que a escola, ao mesmo tempo em que pode ser um espaço de emancipação, pode também se converter em um ambiente que legitima práticas de violência, quando não reconhece ou não intervém diante delas. O bullying, por exemplo, reforça mecanismos de poder e hierarquia entre pares, cristalizando desigualdades e naturalizando humilhações. Tal dinâmica compromete o processo educativo, pois desestrutura vínculos de confiança e dificulta a constituição de uma comunidade escolar baseada no respeito mútuo e na solidariedade.
II.Para o autor, a violência não se reduz a atos físicos explícitos, mas constitui um processo simbólico, cultural e relacional que se manifesta no espaço educativo sob múltiplas formas: agressões verbais, exclusões sociais, intimidações e práticas de desqualificação. Nesse sentido, o bullying é compreendido como uma modalidade de violência reiterada, que produz efeitos de longo prazo no desenvolvimento subjetivo e social dos envolvidos, sejam eles vítimas, agressores ou espectadores.
III.Ao analisar as relações escolares, o autor ressalta que a violência deve ser compreendida como um fenômeno vinculado a desvios individuais. Nesse contexto, o bullying decorre da fragilidade das práticas pedagógicas, da ausência de mediação dialógica e da reprodução de valores autoritários. Para enfrentá-lo, é imprescindível, em um primeiro momento, aplicar sanções ao agressor e, em seguida, promover a transformação da cultura institucional da escola, de modo a fortalecer a ética da convivência, a valorização da diversidade e a criação de espaços participativos para a resolução de conflitos.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).