A obra organizada por Valéria Arantes discute a importância da afetividade na escola, com base em diferentes referenciais teóricos. Uma das perspectivas abordadas é a de Vygotsky, que, embora não tenha desenvolvido uma teoria completa da afetividade, aponta para a unidade entre afeto e cognição. Analise as afirmativas a seguir, que expressam essa concepção vygotskiana:

I.Vygotsky propõe a superação da cisão entre os aspectos intelectuais e afetivos, argumentando que todo pensamento tem uma origem e uma motivação na esfera afetivo-volitiva, sendo a unidade da consciência a articulação entre esses dois processos.
II.Para Vygotsky, o desenvolvimento afetivo e o cognitivo são processos paralelos e independentes; a emoção é vista como um fator perturbador do pensamento lógico, que deve ser controlado para que a aprendizagem ocorra de forma eficaz.
III.O conceito de "vivência" (perejivanie) em Vygotsky refere-se à unidade entre as características do ambiente e as particularidades da personalidade da criança, indicando como a criança sente e significa uma determinada situação, o que influencia diretamente seu desenvolvimento.


Está correto o que se afirma em: