Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
A partir da perspectiva construtivista proposta por Constance Kamii, com base na teoria piagetiana e sua aplicação à aprendizagem do número pela criança, assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações:
(__)A construção do número, segundo a autora, é um processo de elaboração ativa por parte da criança, que parte de ações concretas sobre objetos para desenvolver estruturas mentais, sendo a função do professor favorecer situações problemáticas que exijam a coordenação de relações, e não a transmissão direta de procedimentos.
(__)Para Kamii, o ensino do número exige a antecipação de níveis operatórios em função de objetivos curriculares preestabelecidos, devendo o professor intervir diretamente para corrigir estratégias individuais que não correspondam às formas convencionais de contagem e quantificação.
(__)Na abordagem de Kamii, o número é construído a partir da coordenação entre operações lógicas e operações matemáticas, sendo a intervenção do professor eficaz quando orienta o aluno a aplicar modelos prontos de resolução, visando à internalização dos conceitos de ordem e quantidade.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
(__)A construção do número, segundo a autora, é um processo de elaboração ativa por parte da criança, que parte de ações concretas sobre objetos para desenvolver estruturas mentais, sendo a função do professor favorecer situações problemáticas que exijam a coordenação de relações, e não a transmissão direta de procedimentos.
(__)Para Kamii, o ensino do número exige a antecipação de níveis operatórios em função de objetivos curriculares preestabelecidos, devendo o professor intervir diretamente para corrigir estratégias individuais que não correspondam às formas convencionais de contagem e quantificação.
(__)Na abordagem de Kamii, o número é construído a partir da coordenação entre operações lógicas e operações matemáticas, sendo a intervenção do professor eficaz quando orienta o aluno a aplicar modelos prontos de resolução, visando à internalização dos conceitos de ordem e quantidade.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: