Concurso:
Prefeitura de Itapoá - SC
Disciplina:
Pedagogia
A professora de música de uma escola pública, localizada em uma área de grande movimento no centro da cidade, decide propor uma atividade que conecte a experiência musical dos alunos à sua realidade sonora cotidiana. Em vez de iniciar com a leitura de partituras ou a prática de um instrumento, ela pede que todos fechem os olhos em silêncio por três minutos e, em seguida, listem em um papel todos os sons que conseguiram identificar, desde os mais sutis dentro da sala (o zumbido do ar-condicionado, o ranger de uma cadeira) até os mais evidentes do lado de fora (buzinas, sirenes, vozes de vendedores). Na aula seguinte, ela organiza um "passeio auditivo" pelos arredores da escola, com a única regra de não conversar, apenas escutar. Ao retornarem, os alunos debatem sobre os sons, classificando-os como agradáveis ou desagradáveis, constantes ou esporádicos, e criam em grupo uma pequena composição com sons corporais e vocais que represente a "música" do seu bairro.
A prática pedagógica da professora está relacionada ao seguinte conceito teórico-metodológico:
A prática pedagógica da professora está relacionada ao seguinte conceito teórico-metodológico: