Segundo Placco e Almeida abre parênteses 2015 fecha parênteses, o coordenador pedagógico desempenha funções de articulador dos processos educativos, formador dos docentes e transformador da qualidade da aprendizagem. Essa tripla função é geradora de conflitos e confusões, dada a sobrecarga de atividades desses profissionais. Na pesquisa realizada pelas autoras, uma das entrevistadas assim se posicionou:
[…] colchete indicativo de corte no texto o coordenador tem que fazer N atividades. Como é que ele faz uma formação, se ele tem que sentar com o professor e, ao mesmo tempo, tem que estar atendendo o aluno, o professor, ao chamado de um pai que vem aqui, e assim vai… [reticências]? Então, fica difícil estar fazendo esse trabalho abre parênteses Diretor da cidade de Natal, RN fecha parênteses.
Essa situação revela‑se não apenas na Educação Básica, mas também no Ensino Superior, indicando uma crise de identidade no trabalho de Coordenação Pedagógica.
Segundo as autoras do estudo, diante dessa situação, faz‑se necessário que o coordenador pedagógico