O desenvolvimento integral da criança, previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC,2017) e pelo Currículo da Rede Municipal de Ensino de Chapecó, deve ser entendido como um processo que envolve dimensões cognitivas, sociais e emocionais, de forma interdependente. A escola tem papel fundamental em favorecer experiências significativas que promovam a aprendizagem, a convivência e o reconhecimento das emoções, respeitando a diversidade e assegurando o direito de todos ao desenvolvimento pleno.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com base nesses pressupostos.

( ) O desenvolvimento infantil deve ser compreendido de forma integral, envolvendo aspectos cognitivos, sociais e emocionais que se articulam ao longo do percurso escolar.
( ) O desenvolvimento infantil está restrito à memorização de informações, não envolvendo habilidades de criatividade, resolução de problemas e pensamento crítico.
( ) O desenvolvimento social ocorre nas interações com colegas, professores e família, contribuindo para aprendizagens mediadas pela convivência e cooperação.
( ) O desenvolvimento emocional envolve a capacidade de reconhecer, expressar e regular as próprias emoções, além de cultivar empatia e respeito nas relações.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.