As diferentes teorias de ensino e aprendizagem oferecem referenciais para compreender como o estudante constrói conhecimentos, interage com o meio, organiza informações cognitivas e atribui significado às experiências. Conhecer essas perspectivas é fundamental para planejar práticas pedagógicas, pois cada abordagem evidencia processos específicos de desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes.
Com base nessas contribuições, relacione as teorias de ensino e aprendizagem da Coluna 1 com suas respectivas características na Coluna 2.
Coluna 1 Teorias de Ensino
1. Interacionismo
2. Construtivismo
3. Processamento da informação
4. Aprendizagem significativa
Coluna 2 Características
( ) Entende que todo organismo vivo procura manter um estado de equilíbrio ou de adaptação.
( ) Destaca que o organismo e o meio exercem ação recíproca acarretando mudanças no indivíduo.
( ) Nele(a) a aprendizagem é uma modificação na disposição ou na capacidade cognitiva do indivíduo.
( ) Trata-se de um processo pelo qual uma nova informação se relaciona de maneira não arbitrária na estrutura cognitiva do indivíduo.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Com base nessas contribuições, relacione as teorias de ensino e aprendizagem da Coluna 1 com suas respectivas características na Coluna 2.
Coluna 1 Teorias de Ensino
1. Interacionismo
2. Construtivismo
3. Processamento da informação
4. Aprendizagem significativa
Coluna 2 Características
( ) Entende que todo organismo vivo procura manter um estado de equilíbrio ou de adaptação.
( ) Destaca que o organismo e o meio exercem ação recíproca acarretando mudanças no indivíduo.
( ) Nele(a) a aprendizagem é uma modificação na disposição ou na capacidade cognitiva do indivíduo.
( ) Trata-se de um processo pelo qual uma nova informação se relaciona de maneira não arbitrária na estrutura cognitiva do indivíduo.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.