De acordo com a teoria humanista de Carl Rogers sobre a aprendizagem, o processo educativo deve valorizar a autonomia, a experiência e o desenvolvimento integral do estudante, promovendo relações pautadas na empatia, autenticidade e aceitação incondicional positiva.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.

( ) O objetivo da educação, segundo Rogers, é a facilitação da aprendizagem, entendida como processo que envolve dimensões afetivas, cognitivas e psicomotoras.
( ) O professor deve assumir o papel de facilitador, sendo autêntico, empático e capaz de estabelecer uma relação de confiança e aceitação com seus estudantes.
( ) Para Rogers, a avaliação mais significativa é a autoavaliação e a autocrítica do estudante, sendo a avaliação externa apenas complementar.
( ) A aprendizagem, na perspectiva humanista, deve priorizar a memorização de conteúdos e a padronização das respostas dos estudantes.
( ) A aprendizagem autodirecionada favorece a independência, a criatividade e a autoconfiança, contribuindo para a autorrealização do estudante.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.