Concurso:
Prefeitura de Chapecó - SC
Disciplina:
Pedagogia
A partir do Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó, SC (2023) sobre práticas inclusivas de educação, relacione os elementos da Coluna 1 — práticas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) —, com a respectiva explicação, Coluna 2.
Coluna 1 Educação
1. Educação Escolar Indígena
2. Educação Afrodescendente
3. Educação para o Desenvolvimento Sustentável
Coluna 2 Explicação
( ) Compromete-se com uma educação democrática na escola pública, voltada à formação humana de qualidade, transformadora e emancipatória, alinhada à Agenda 2030 da ONU.
( ) Prática educativa que reconhece a diversidade cultural brasileira desde a Educação Infantil, articulando saberes, identidades e histórias silenciadas. Fundamenta-se na LDBEN e na Resolução, promovendo a formação integral, democrática e emancipatória.
( ) modalidade de ensino que valoriza culturas, línguas e saberes tradicionais, fortalecendo identidades e memórias coletivas. Organiza currículos bilíngues e interculturais, diferenciados conforme a comunidade.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Coluna 1 Educação
1. Educação Escolar Indígena
2. Educação Afrodescendente
3. Educação para o Desenvolvimento Sustentável
Coluna 2 Explicação
( ) Compromete-se com uma educação democrática na escola pública, voltada à formação humana de qualidade, transformadora e emancipatória, alinhada à Agenda 2030 da ONU.
( ) Prática educativa que reconhece a diversidade cultural brasileira desde a Educação Infantil, articulando saberes, identidades e histórias silenciadas. Fundamenta-se na LDBEN e na Resolução, promovendo a formação integral, democrática e emancipatória.
( ) modalidade de ensino que valoriza culturas, línguas e saberes tradicionais, fortalecendo identidades e memórias coletivas. Organiza currículos bilíngues e interculturais, diferenciados conforme a comunidade.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.