Movimentos sociais são formas de ordenamento coletivo que buscam estimular transformações coletivas para promover mudanças sociais, culturais ou políticas em uma sociedade. Esses movimentos surgem a partir de mobilizações de pessoas, que dividem valores e interesses ou objetivos em comum e atuam em prol dessas causas, geralmente em resposta a problemas específicos ou injustiças e necessidades não atendidas por uma parcela da sociedade, inclusive no ambiente escolar, palco de muita diversidade.
Analise as afirmativas abaixo sobre o ambiente escolar gerador de educação inclusiva e diversidade.

1. Sistemas educacionais inclusivos indicam uma nova visão da educação, que adota o compromisso legal de oferecer educação de qualidade para todos, na qual a diversidade deve ser entendida e promovida como elemento enriquecedor da aprendizagem e incentivador do desenvolvimento pessoal e social.
2. As escolas devem garantir a educação de qualidade com imparcialidade, promovendo transformações nos sistemas educacionais, no funcionamento e organização das escolas, e nas atitudes e práticas dos docentes, de modo a desenvolver uma cultura educacional que atenda à diversidade de seus alunos.
3. A educação inclusiva presume que todas as crianças devem aprender juntas, apesar de suas condições sociais, pessoais e culturais serem diferentes, assim como suas habilidades e potenciais.
4. O não reconhecimento da diversidade como um recurso existente na escola e o ciclo que acontece devido a essa rotulação, discriminação e exclusão do estudante, colaboram para enraizar os desequilíbrios educacionais ao invés de combatê-los.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.