Globalização, novas tecnologias, interculturalidade, sociedade do conhecimento, aprender a pensar, a aprender a aprender, tudo isso remete a conteúdos do presente/futuro de um mundo em constante evolução que traz constantes desafios à prática docente desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Ao abordar o papel da escola frente aos desafios contemporâneos a BNCC e a DCRC asseveram ser importante à instituição escolar:



I. Preservar o seu compromisso de estimular a reflexão e a análise aprofundada que contribua para o desenvolvimento, no estudante, de uma atitude crítica em relação ao conteúdo e à multiplicidade de ofertas midiáticas e digitais.


II. Propiciar uma formação integral, balizada pelos direitos humanos e princípios democráticos.


III. Criar uma cultura de conservação, incentivando comportamentos sustentáveis e promovendo atividades de educação ambiental intelectualmente, socialmente e emocionalmente estimulantes.


IV. Considerar a necessidade de desnaturalizar qualquer forma de violência e preconceitos nas sociedades contemporâneas com a promoção, por exemplo, de uma educação antirracista.



Estão CORRETOS: