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Considerando as diferentes abordagens pedagógicas que influenciaram a Educação ao longo da história, é correto afirmar que
Lev Vygotsky reforçava a importância de um ambiente repleto de estímulos e de se incentivar o desenvolvimento natural da criança. Assim, sua abordagem pedagógica focava na autonomia, na autoeducação e no respeito pelo ritmo individual de cada criança.
Maria Montessori defendia a importância da colaboração, da interação social com o mais experiente e do uso de ferramentas culturais para o desenvolvimento cognitivo das crianças.
Jean Piaget ressaltava a importância da experiência prática, da experimentação e da resolução de problemas para promover o desenvolvimento cognitivo das crianças que acontece em estágios.
Paulo Freire frisava a necessidade de reconhecer e valorizar a diversidade de inteligências e talentos das crianças, e de adaptar o ensino para atender às necessidades individuais de cada aluno.
Howard Gardner enfatizava a importância da contextualização do conhecimento, da reflexão crítica e da ação transformadora. Assim, segundo tal teórico, a Educação deveria ser libertadora, capacitando os alunos a entenderem e transformarem o mundo em que vivem.