Estamos sempre tentando melhorar ainda mais o nosso site, para que você consiga estudar melhor. Você pode ajudar, envie sua sugestão e nossa equipe fará o máximo para lhe responder caso você coloque seu e-mail.
Informe seu e-mail cadastrado para que seja enviado um link para recuperação da senha.
Para a etapa do Ensino Fundamental, a BNCC regulamenta e orienta que o ensino do componente de Lingua Portuguesa deve
considerar a perspectiva da gramática normativa de linguagem - já assumida em outros documentos, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), para os quais a linguagem é uma forma de memorização obrigatória e orientada para uma finalidade específica.
considerar as práticas tradicionais de linguagem, discurso, gêneros discursivos e campos de circulação dos discursos, além das normativas da linguagem culta.
propor-se ao desenvolvimento de habilidades cognitivas referentes ao uso normativo da linguagem em atividades de leitura, escuta e produção textuais no formato escrito.
dialogar com documentos e orientações curriculares produzidos nas últimas décadas, buscando atualizá-los em relação às pesquisas recentes da área e às transformações das práticas de linguagem ocorridas neste século.
assumir a proposta linguística como centralidade da regra da unidade de trabalho, bem como as perspectivas enunciativo-gramaticais na abordagem, de modo a sempre relacionar os textos à regra gramatical de produção.