De acordo com Chassot (2018, p.91), "um analfabeto científico é aquele que não sabe ler a linguagem que está escrita na Natureza". Dessa forma,



I. Na perspectiva do Letramento-Alfabetização Científica, há a necessidade de se desmistificar a concepção amplamente aceita de conhecimento científico enquanto produção por meio dos métodos científicos inquestionáveis oriundos de um método ordenado.


II. Na perspectiva do Letramento-Alfabetização Científica, há a concepção da formação cidadã implicada em criar condições para construção de senso crítico e autônomo do estudante, visando a prepará-lo para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea.


III. Na perspectiva do Letramento-Alfabetização Científica, há a concepção da formação contextualizada, desenvolvendo no estudante a capacidade de entender os conceitos científicos de maneira a utilizá-los, de forma crítica, em seu cotidiano, questionando-os e contextualizando-os em todos os aspectos do viver.


IV. Na perspectiva do Letramento-Alfabetização Científica, somos sujeitos sociais interagindo com o meio físico e social por meio de determinada abordagem do objeto de conhecimento, pautado na concepção de que o sujeito é neutro, pois é determinado por um contexto histórico e social.



É correto o que se afirma em: