Maria Lúcia Weiss (2016), em sua obra “Psicopedagogia clinica - uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar”, propõe importantes reflexões sobre o uso das atividades lúdicas para diagnóstico e tratamento psicopedagógico. Sobre o assunto, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Pode-se obter dados específicos e diferenciados em relação ao modelo de aprendizagem do paciente.
( ) Incluindo um espaço do brincar durante o diagnóstico, possibilita-se um movimento em direção à saúde, a cura. Rompe-se assim a barreira entre o diagnóstico e o tratamento, já que o próprio diagnóstico passa a ter um caráter terapêutico.
( ) Os jogos de regras são frequentemente utilizados com adolescentes, pois podem revelar aspectos que não aparecem nas situações formais, não somente na área cognitiva (atenção, antecipação de situações e variedade de estratégias), mas também na afetivo-social (dificuldade de lidar com frustrações, por exemplo).
( ) O emprego da palavra lúdico, para a autora, restringe a ação psicopedagógica ao jogo estruturado, pois representar, brincar e dramatizar são condutas semelhantes à vida infantil, ou seja, não possibilitam uma avaliação para diagnóstico ou tratamento das dificuldades de aprendizagem.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: