A respeito do desenvolvimento e da aprendizagem, no que tange à deficiência visual, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Atualmente, novas tecnologias acompanham os avanços na educação e alfabetização da pessoa com deficiência visual. Esses recursos viabilizam possibilidades reais de inclusão por meio de softwares, ledores de comando de voz, mouse óptico, sensores de leitura por meio dos dedos, teclado ampliado, teclado em braile, entre outros.
( ) A avaliação funcional realizada pelo pedagogo especializado é de fundamental importância para diagnóstico e conduta oftalmológica, porque, além de conter dados de observação do desempenho visual da criança em termos práticos e qualitativos, informa o nível de desenvolvimento global e, principalmente, como a criança utiliza a visão residual para integração com as pessoas e com o mundo que a cerca.
( ) Identificar os estudantes com deficiência visual nas escolas nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente na baixa visão, pois os próprios estudantes muitas vezes omitem informações para serem “iguais” aos demais colegas.