Consta na Base Curricular Municipal de Concórdia para a Educação Infantil que a organização do ambiente, o uso do tempo, a seleção e a proposta de experiências educativas, a seleção e oferta de materiais precisam ser estudados, discutidos e planejados pelos professores, pela instituição de Educação Infantil e pela mantenedora. Em relação à organização do ambiente é importante destacar que:
1. O espaço físico é o lugar do desenvolvimento de múltiplas habilidades e sensações, e, a partir da sua riqueza e diversidade, ele desafia permanentemente aqueles que o ocupam.
2. Se considerarmos uma criança ativa, exploradora e criadora de sentido, é preciso pensar um espaço e um educador que deem apoio aos seus movimentos, que incentivem sua autoria e autonomia, que contribuam para a diversificação de suas possibilidades.
3. As diferentes formas de organizar o espaço para o desenvolvimento de práticas de cuidado e educação das crianças pequenas e pequeninas traduzem os objetivos, as concepções e as diretrizes que os adultos possuem com relação ao futuro das novas gerações e as ideias pedagógicas.
4. Pensar no cenário onde as experiências físicas, sensoriais, motoras e relacionais acontecem é um importante ato para a construção de uma pedagogia linear, meritocrática e faseológica da Educação Infantil.
5. Refletir sobre a luz, a sombra, as cores, os materiais, os brinquedos, o olfato, o sono e a temperatura é projetar um espaço interno e externo que favoreça as relações entre as crianças, as crianças e os adultos e as crianças e a construção das estruturas de conhecimento.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.