O desenvolvimento da ludicidade como alternativa pedagógica em sala de aula pode ser um instrumento importante para o ensino e a aprendizagem, pois, como afirma Charlot (2013, p.159), “só aprende quem encontra alguma forma de prazer no fato de aprender”, e assim pode-se considerar que a forma como aprendemos depende da forma como nos relacionamos com o conhecimento, pois se essa relação acontece de forma prazerosa e motivadora, os alunos ao certo terão maiores e melhores possibilidades de aprender. Nesse sentido, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Ao brincar, o desenvolvimento infantil pode alcançar níveis mais complexos por causa das possibilidades de interação entre os pares numa situação concreta e pela negociação de regras de convivência e de conteúdos temáticos.
( ) A experiência na brincadeira permite às crianças decidir incessantemente e assumir papéis a serem representados.
( ) A criança atribui significados diferentes aos objetos, transformando-os em brinquedos.
( ) A criança levanta hipóteses, resolve problemas, sente e pensa sobre seu mundo e o mundo mais amplo ao qual não teria acesso no seu cotidiano infantil.
( ) Os benefícios sociais surgem em torno de situações em que as crianças aprendem a interagir com as pessoas, compartilhando, não cedendo às vontades dos colegas, não recebendo e não dispensando atenção dos seus pares.