Sobre Educação Profissional e Ensino Profissionalizante, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. A partir da segunda metade dos anos de 1990, com o advento da Lei n.9.394/96, foi estabelecida uma nova configuração para a Educação Profissional, com o Decreto n.2.208/97 e Portaria MEC n.646/97, com apoio do Programa de Reforma da Educação Profissional (PROEP), (Portaria MEC n.1.005/97), o que teve significativa repercussão nos sistemas federal e estadual de ensino.
II. Fundamentalmente com o Decreto n.2.208/97 e Portaria MEC n.646/97, a reforma separou as duas redes de ensino; uma ficou destinada à formação acadêmica, e outra à formação profissional, que ganhou um capítulo específico na LDB.
III. Sob os argumentos da expansão, diversificação e flexibilização da oferta, a reforma da Educação Profissional visou à constituição de um sistema de formação específico e a promoção de modalidades educativas substitutas ou alternativas à Educação Básica e superior, o que acentuou a dualidade estrutural e a segmentação social da educação nacional.
IV. A reforma nos CEFETs, nas escolas técnicas e agro técnicas federais, nas redes estaduais públicas e em outras, com oferta da educação técnica e tecnológica, provocou distorções na função pública educacional e ocasionou situação de ambiguidade em virtude das instituições reduzirem sua oferta de educação regular e gratuita e incrementarem sua ação em cursos e atividades extraordinárias e pagas.
Visualizar Questão Comentada