A Carta dos Direitos dos Usuários do SUS assegura que todo cidadão tem o direito de ser atendido de forma prioritária, conforme suas necessidades de saúde e não apenas por ordem de chegada. Portanto, o atendimento deve ser organizado de acordo com a gravidade da situação de cada paciente.