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O Ensino Religioso oferece aparatos para que o estudante compreenda conceitos básicos no campo das Ciências da Religião e na forma como a sociedade sofre influências das tradições, das culturas e das manifestações religiosas, respeitando a diversidade.

Sabendo disso, observe as afirmativas sobre a essência, orientação e competência da proposta para o Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

1. A universalidade da discussão com base no respeito à pluralidade de posições e opiniões diante do universo religioso, é a essência que viabiliza a proposta para o Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino;
2. O Ensino Religioso como objeto de estudo que reflete o compromisso de ensinar e aprender e compete a direção, em sintonia com a comunidade escolar e com a Matriz Curricular do Ensino Religioso, compor o currículo;
3. Os conhecimentos relacionados às religiões e a suas histórias e manifestações, são significativos para a compreensão da cultura em sua diversidade;
4. O Ensino Religioso é constituído como processo dialógico no currículo, isto é, acolhe e assume os iguais e atende a particularidade das religiões.

Assinale a alternativa que aponta as afirmativas corretas.
De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), a partir da promulgação da Lei n.º 10639/03 que estabelece o __________ da História da África e da Cultura Afro-brasileira nos sistemas de ensino, garante-se o _________ da importância da questão do combate ao preconceito, ao racismo e à discriminação nas escolas brasileiras. Trata-se também de Leis afirmativas, no sentido de reconhecer a escola como lugar da ________ de cidadãos, ao afirmar a relevância da escola como instituição que promove a valorização das matrizes culturais que fizeram do Brasil o país rico, múltiplo e plural que somos.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Os Componentes Curriculares da Área de Ciências Humanas da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis têm proporcionado perspectivas de formação ________ aos estudantes. Esse ________ ocorre através da compreensão da sociedade e sua inserção nela como _________ social, a partir de problematizações e _________, com relações de embate entre os sujeitos históricos e culturais nas mais diversas esferas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
O currículo escolar da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis se configura em uma divisão por Áreas do Conhecimento, as quais possuem subgrupos chamados de componentes curriculares. Marque a alternativa que apresenta a resposta correta sobre as áreas contempladas na referida proposta.
Na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), a autora Mantoan (2010) reflete que: ao estabelecer o público-alvo da Educação Especial, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do Ministério da Educação, determina “a atuação e as competências da Educação Especial e recupera seu verdadeiro papel, descaracterizado pelo atendimento indiscriminado de alunos que a escola comum exclui pelos mais variados motivos.” (p.14).
Isso permite que o professor do AEE: