Filtrar


Questões por página:

Para Libâneo, a escolha dos conteúdos de ensino parte, pois, deste princípio básico: os conhecimentos e modos de ação surgem na prática social e histórica dos homens e vão sendo sistematizados e transformados em objetos de conhecimento, assimilados e reelaborados, são instrumentos de ação para atuação na prática social e histórica.

(LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez,1994, p.143).


O plano de aulas é um elemento importante para se obter um bom êxito no processo de ensino aprendizagem. O que seria um plano de aulas?

A gestão democrática da educação formal está associada ao estabelecimento de mecanismos legais e institucionais e na organização de ações que desencadeiem a participação social:


I. na formulação de políticas educacionais e no planejamento;

II. na tomada de decisões e na definição do uso de recursos e necessidades de investimento;

III. na execução das deliberações coletivas e nos momentos de avaliação da escola e da política educacional;

IV. na democratização do acesso e do uso de estratégias que garantam a permanência do aluno na escola, tem como horizonte a universalização do ensino para toda a população, bem como o debate sobre a qualidade social dessa educação.


Está correto afirmar que:

Há muito tempo o homem tem buscado o conhecimento através de observações, de experimentações e de estudos. A procura por suas indagações propicia o seu desenvolvimento ao longo dos tempos. Um fato que se tornou claro foi a melhor maneira de ampliar o conhecimento fazendo interações, permutas de ideias e aprendizados, com isto se dá o desenvolvimento das sociedades, as transmissões de informações e os aparelhos tecnológicos, chegando aos meios virtuais. Diante do exposto, Pierre Lévy entende por Cibercultura:
Os currículos da educação Infantil devem completar a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, conforme preconiza o Art.26 da Lei N° 9.394/96. Enquanto documento, podemos afirmar que a Base Nacional Comum Curricular – BNCC possui caráter:
Para o autor Paulo Freire, o professor deve se achar capacitado ao ensinar e que a responsabilidade ética, política e profissional coloca o dever de se preparar, de se capacitar, de se formar antes mesmo de iniciar sua atividade docente. Com esta afirmativa, o autor defende: