Filtrar


Questões por página:
Paciente masculino, de 48 anos, iniciou quadro de manchas cutâneas eritematovioiáceas e pruriginosas cerca de 10 dias após viagem a trabalho para uma fazenda no interior do Mato Grosso. Concomitantemente, apresentou febre e mialgia. Os exames laboratoriais apresentaram-se normais, exceto por discreta elevação da proteína C reativa. Ultrassom de abdômen sem alterações. Durante a anamnese, o paciente revelou ter encontrado dois carrapatos na bolsa escrota! durante o banho. De acordo com a principal hipótese diagnostica, o tratamento indicado para o caso é o início de:
Presença de T4 livre elevado, TSH suprimido e captação de iodo reduzida na cintilografia são compatíveis com o diagnóstico de:
Uma paciente de 45 anos, com passado de fibromialgia, apresenta quadro de 6 meses de evolução de dor abdominal em cólica, intermitente, associado a evacuações líquidas e sem sinais inflamatórios. A dor é aliviada após as evacuações. Investigação com exames laboratoriais, de sangue e fezes, e colonoscopia não foram elucidativas. O diagnóstico mais provável neste caso é:
Confusão mental, náuseas, poliúria e pancreatite podem ser manifestações clínicas decorrentes de:
Paciente feminina, de 23 anos, diabética do tipo 1, chega à emergência com quadro de tosse produtiva, febre alta e confusão mental. Ao exame físico, há taquicardia, desidratação e respiração de Kusmaull. A glicemia capilar é de 450 mg/dL, e o pH sérico, de 7,2. O achado que confirma a principal hipótese diagnostica neste caso é: