Filtrar


Questões por página:
Ensinar Arte significa possibilitar experiências e vivências significativas em apreciação, reflexão e elaboração artística. Sobre o ensino da Arte, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) Entendendo o ensino de Arte como agente transformador e formador do cidadão, estão elencados objetivos em que estão contempladas a memória do patrimônio cultural, novas e possíveis leituras do mundo por meio de sons, imagens e movimentos e o entendimento da sociedade por meio de atividades práticas de pesquisa, criação e fruição em arte. ( ) Estabelece-se a contextualização dos objetivos, conteúdos e estratégias, respeitando as ações individuais e coletivas em diferentes comunidades, resguardando sempre seus valores culturais e patrimoniais. ( ) Não é necessário que o ensino de arte esteja presente durante toda a vida escolar do aluno, nem em todas as séries. ( ) É necessário o planejamento e a experimentação em sala/escola/comunidade. ( ) Os educadores devem evitar a flexibilidade do projeto, pois as propostas iniciais precisam ser cumpridas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Arte é a oportunidade de uma pessoa explorar, construir e aumentar seu conhecimento, desenvolver suas habilidades, articular e realizar trabalhos estéticos e explorar seus sentimentos. Sobre o ensino de Arte, assinale a alternativa correta.
A proposta curricular da Secretaria de Educação de Minas Gerais evidencia duas ordens de preocupações.
Em relação a essas preocupações, leia o trecho a seguir e assinale a alternativa correta:
Inserir o ensino da arte de forma que a criação ordenada e ordenadora contribua para o desenvolvimento integral dos jovens, enriquecendo todo indivíduo que dela fizer uso. Propor um programa__________, disposto de maneira simples, mas capaz de sintetizar em diferentes módulos as inúmeras possibilidades da __________ frente às novas tecnologias disponíveis no mundo contemporâneo. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
Estabelecer os conhecimentos, as habilidades e competências a serem adquiridos pelos alunos na educação básica, bem como as metas a serem alcançadas pelo professor a cada ano, é uma condição indispensável para o sucesso de todo sistema escolar que pretenda oferecer serviços educacionais de qualidade à população. Dentro dessa visão foram definidos os Conteúdos Básicos Comuns (CBC) para Ensino fundamental. Com base nos CBC, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. Os CBC esgotam todos os conteúdos a serem abordados na escola, pois abordam os aspectos fundamentais de cada disciplina que não podem deixar de ser ensinados e que o aluno não pode deixar de aprender. II. A importância dos CBCs justifica tomá-los como base para a elaboração da avaliação anual do Programa de Avaliação da Educação Básica (PROEB), para o Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE) e para o estabelecimento de um plano de metas para cada escola. III. A área de conhecimento Arte é ampla e engloba para fins de estudo, no Ensino Fundamental, quatro áreas específicas: artes visuais, dança, música e teatro. Para cada uma delas, é necessário um professor especialista e condições mínimas de infraestrutura para que seu ensino seja significativo. Estão corretas as afirmativas:

A multimídia está sendo utilizada de muitas maneiras atualmente. Podendo ser usada em algumas áreas como entretenimento. Nesse contexto, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as seguintes afirmativas:


( ) Muito da inovação na área de som, imagem e animação é originada pela indústria de entretenimento digital.


( ) Existe uma intensa competição entre os produtores de jogos para disponibilizar recursos e efeitos cada vez mais sofisticados e engajantes aos seus usuários.


( ) Programadores de softwares não estão engajados no desenvolvimento da multimídia em relação a realidade virtual.


( ) Pesquisas e desenvolvimentos em realidade virtual estão fornecendo novas possibilidades de visualização, movimentação e interação transmitindo aos usuários a sensação de estarem interagindo não com uma realidade virtual mas sim com um ambiente real.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo: