Filtrar


Questões por página:
A identificação laboratorial do agente etiológico de uma infecção é fundamental para instituir as medidas terapêuticas e epidemiológicas. O teste de CAMP é utilizado para diferenciar espécies de bactérias do gênero:
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível de grande interesse sanitário no mundo inteiro. Após o tratamento medicamentoso instituído pelo protocolo clínico e as diretrizes terapêuticas, é imprescindível que se monitore regularmente o paciente por meio da realização do teste não treponêmico, conhecido pela sigla:
A avaliação laboratorial da série hematológica por meio do hemograma pode revelar indicadores de processos infecciosos e outras condições clínicas. Nas parasitoses intestinais em que há invasão tecidual, é comum, após alguns dias de infecção, o aumento dos níveis de:
O isolamento e crescimento de bactérias em meios de cultura nos laboratórios de análises clínicas requer exímio conhecimento sobre suas características bioquímicas. Algumas espécies do gênero Vibrio têm como característica o potencial halofílico, que estimula o crescimento das espécies pela:
O método N-acetil-cisteína-hidróxido de sódio empregado no preparo de amostras a serem processadas nos laboratórios de análises clinicas requer o uso de diversas substâncias químicas e equipamentos de proteção. Nesse método com a finalidade de sequestrar íons de metais pesados que podem inativar a N-acetilcisteína é adicionada a substância: