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A lei nº 10.639/2003 propõe que conteúdos, currículos e representações marcadas por estereótipos nos materiais didáticos sejam revistos. Para o docente de Geografia, cumprir a respectiva lei significa contribuir para uma educação que:
Pensar em um ensino de Geografia inclusivo para estudantes cegos ou com baixa visão pressupõe criar condições de acessibilidade, não apenas aos espaços físicos escolares, mas também ao conhecimento a que têm direito.
Entre essas condições, destaca-se a existência de:
A prática do trabalho de campo contribui de forma significativa para a construção do raciocínio geográfico pelo discente. Apesar das inúmeras vantagens para o ensino de Geografia, o trabalho de campo pode apresentar desafios, dentre os quais se pode citar:
O sistema político brasileiro e a construção de espaços políticos para a prática democrática são temas que podem ser levados para a sala de aula pelo professor de Geografia, já que o federalismo e a democracia possuem um viés espacial. Por essa razão, para o discente compreender a existência de um legislativo bicameral na escala nacional, são necessários conhecimentos acerca do conceito geográfico de:
Um dos princípios básicos do raciocínio geográfico é aquele que permite tecer, conjuntamente, as diferentes dimensões que compõem o espaço geográfico na busca da totalidade. Esse princípio é: