Filtrar


Questões por página:
O pneumotórax é uma emergência clínica, sendo definida quando a pleura parietal ou visceral é rompida e o espaço pleural é exposto à pressão atmosférica positiva. Segundo Brunner (2016), os tipos de pneumotórax são:
Paciente João da Silva,56 anos de idade, tabagista, foi diagnosticado com uma doença que estabelece um comprometimento na troca de oxigênio e dióxido de carbono, resultado da destruição das paredes dos alvéolos hiperdistendidos, através de uma distensão anormal dos espaços aéreos. Essa doença é chamada de:
A sarcoidose é uma doença granulomatosa multissistêmica de etiologia desconhecida, que pode acometer quase todos os órgãos ou tecidos, porém afeta mais comumente os pulmões, linfonodos, fígado e baço. Quando a doença acomete os pulmões, as principais manifestações clínicas são:
A fratura óssea é uma ruptura completa ou incompleta na continuidade da estrutura óssea, sendo definida de acordo com o seu tipo e extensão. Pode ser causada por golpes diretos, forças de esmagamento, movimentos súbitos de torção e contrações musculares externas. A fratura que envolve a ruptura em todo o perímetro do osso e que se encontra, com frequência luxada, ou seja, removida de sua posição normal, é a fratura do tipo:
A palpação é uma parte vital do exame físico realizado pelo(a) enfermeiro(a), pois permite que muitas estruturas do corpo, embora não visíveis, possam ser avaliadas por meio das técnicas de palpação superficial e profunda. No entanto, um cuidado importante, quando do exame do abdome, é que a ausculta deve ser realizada: