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Concurso:
Prefeitura de Petrolina - PE
Disciplina:
Pedagogia
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento plural e contemporâneo que foi construído para nortear a elaboração dos currículos escolares no Brasil, definindo com transparência os conhecimentos essenciais e indispensáveis para cada etapa da Educação Básica. Isto supõe, que a BNCC e currículos se identificam na comunhão de princípios e valores, reconhecem o compromisso educacional com a formação e o desenvolvimento humano global do aluno, ao tempo em que, têm papéis complementares com o objetivo de assegurar as aprendizagens essenciais, uma vez que tais aprendizagens só se concretizaram mediante um conjunto de decisões que caracterizaram o currículo em ação.
Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images /BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 26 nov.2023.(adaptado)
Tendo como referência o texto apresentado quanto ao conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação e, que vão adequar as proposições da BNCC à realidade local, avalie as afirmações a seguir.
I. Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem.
II. Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os alunos nas aprendizagens.
III. Construir e aplicar procedimentos de avaliação formativa de processo ou de resultado que levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros como referência para melhorar o desempenho da escola, dos professores e dos alunos.
IV. Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender.
V. Manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino.
É CORRETO o que se afirma em:
Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images /BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 26 nov.2023.(adaptado)
Tendo como referência o texto apresentado quanto ao conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação e, que vão adequar as proposições da BNCC à realidade local, avalie as afirmações a seguir.
I. Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem.
II. Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os alunos nas aprendizagens.
III. Construir e aplicar procedimentos de avaliação formativa de processo ou de resultado que levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros como referência para melhorar o desempenho da escola, dos professores e dos alunos.
IV. Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender.
V. Manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino.
É CORRETO o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura de Petrolina - PE
Disciplina:
Pedagogia
Refletir e discutir sobre os conceitos, princípios e importância das metodologias ativas e sua correlação com o ensino e aprendizagem, através de um olhar crítico e reflexivo diante dos paradigmas educacionais vigentes em nossa sociedade vem fecundando aprimoramentos, na perspectiva de atingir o ápice de uma pedagogia idealizada, inovadora, formativa e emancipatória. Configura-se, a partir disso, a intencionalidade educativa e as estratégicas pedagógicas que priorizaram o aluno como centro do processo de ensino e aprendizagem, como atuante e protagonista da sua experiência educativa com o propósito de gerar um cenário de ensino e aprendizagem significativo, eficiente e eficaz.
SEFTON, Ana Paula, GALINI, Marcos Evandro. Metodologias ativas: desenvolvendo aulas ativas para uma aprendizagem significativa. Freitas Bastos Editora.2022. (adaptado).
No que tange o significado, sentido e possibilidades de desenvolvimento da prática pedagógica por meio das metodologias ativas, avalie as afirmações a seguir.
I. Do ponto de vista conceitual metodologias ativas estão diretamente ligadas a um campo de estudo sobre as práticas educacionais no que lhe concerne aos paradigmas educacionais.
II. As metodologias ativas estão embasadas em algumas premissas para um fazer docente que ative e promova a aprendizagem significativa, entre elas: as múltiplas inteligências e competências, pensamento crítico e visão sistêmica e escuta ativa e comunicação não violenta.
III. A aplicabilidade das metodologias ativas na prática pedagógica deve vir conjugada com alguns pontos fundamentais como: teoria/prática, reflexão/ação, bem como fomentar a experimentação, resolução de problemas, propostas significativas e interação com os conhecimentos prévios.
IV. Como estratégias de ensino, as metodologias ativas intensificam o processo de construção do conhecimento pelo aluno, a mediação do processo, o papel do professor como ativador do desenvolvimento do aluno e como um incentivador à autonomia, ao pensamento crítico, à inteligência socioemocional, ao estímulo ao diálogo e a atuação coletiva.
V. O trabalho docente quando centrado nas metodologias ativas, concentra o ato de avaliar o processo de desenvolvimento do aluno ou o coletivo de forma padronizada, focada no resultado.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
SEFTON, Ana Paula, GALINI, Marcos Evandro. Metodologias ativas: desenvolvendo aulas ativas para uma aprendizagem significativa. Freitas Bastos Editora.2022. (adaptado).
No que tange o significado, sentido e possibilidades de desenvolvimento da prática pedagógica por meio das metodologias ativas, avalie as afirmações a seguir.
I. Do ponto de vista conceitual metodologias ativas estão diretamente ligadas a um campo de estudo sobre as práticas educacionais no que lhe concerne aos paradigmas educacionais.
II. As metodologias ativas estão embasadas em algumas premissas para um fazer docente que ative e promova a aprendizagem significativa, entre elas: as múltiplas inteligências e competências, pensamento crítico e visão sistêmica e escuta ativa e comunicação não violenta.
III. A aplicabilidade das metodologias ativas na prática pedagógica deve vir conjugada com alguns pontos fundamentais como: teoria/prática, reflexão/ação, bem como fomentar a experimentação, resolução de problemas, propostas significativas e interação com os conhecimentos prévios.
IV. Como estratégias de ensino, as metodologias ativas intensificam o processo de construção do conhecimento pelo aluno, a mediação do processo, o papel do professor como ativador do desenvolvimento do aluno e como um incentivador à autonomia, ao pensamento crítico, à inteligência socioemocional, ao estímulo ao diálogo e a atuação coletiva.
V. O trabalho docente quando centrado nas metodologias ativas, concentra o ato de avaliar o processo de desenvolvimento do aluno ou o coletivo de forma padronizada, focada no resultado.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura de Petrolina - PE
Disciplina:
Pedagogia
No mundo educacional, conceituações polissêmicas sobre expressões como “competências”, “pedagogia das competências” “aprender e ensinar competências” propagaram-se de forma acelerada em função do novo contexto histórico e cultural. O que consequentemente, demandou à escola uma ressignificação do ensino e aprendizagem para além da composição do currículo e dos conteúdos, com vistas a superação das dicotomias: memorizar e compreender; conhecimentos e habilidades; teoria e prática. A reconstituição desses conceitos, conferiu mudanças epistemológicas na noção de competência como processo de desenvolvimento e aprendizagem alicerçada sob os princípios educacionais e as múltiplas dimensões do saber, do ser e do saber fazer, como edificação da qualidade no processo educativo, que advém entre tantas exigências, do aprofundamento ético, epistemológico, social e afetivo no processo educativo.
ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Penso,2014. (adaptado)
Considerando como referência o texto apresentado e as ideias sobre competência de Zabala e Arnau, avalie as afirmações a seguir.
I. Em âmbito educacional o termo competência pode ser definido como intervenção eficaz nos diferentes âmbitos da vida, mediante ações nas quais se mobilizam componentes atitudinais, procedimentais e conceituais de maneira inter-relacionada.
II. Um dos aspectos significativos e relevantes no currículo escolar com base em competências está na aprendizagem dos conteúdos, através da simples memorização para sua compreensão.
III. Na perspectiva da pedagogia das competências, não existe uma metodologia própria para o ato de ensinar, mas condições gerais sobre como devem ser as estratégias metodológicas, entre as quais, todas devem ter um enfoque globalizador.
IV. Numa concepção crítica quanto ao processo de ensino e aprendizagem, a competência e conhecimentos são antagônicos.
V. Nos pressupostos do educar por competências o currículo representa a formação em aprendizagens que têm como característica fundamental a capacidade de serem aplicadas em contextos reais.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Penso,2014. (adaptado)
Considerando como referência o texto apresentado e as ideias sobre competência de Zabala e Arnau, avalie as afirmações a seguir.
I. Em âmbito educacional o termo competência pode ser definido como intervenção eficaz nos diferentes âmbitos da vida, mediante ações nas quais se mobilizam componentes atitudinais, procedimentais e conceituais de maneira inter-relacionada.
II. Um dos aspectos significativos e relevantes no currículo escolar com base em competências está na aprendizagem dos conteúdos, através da simples memorização para sua compreensão.
III. Na perspectiva da pedagogia das competências, não existe uma metodologia própria para o ato de ensinar, mas condições gerais sobre como devem ser as estratégias metodológicas, entre as quais, todas devem ter um enfoque globalizador.
IV. Numa concepção crítica quanto ao processo de ensino e aprendizagem, a competência e conhecimentos são antagônicos.
V. Nos pressupostos do educar por competências o currículo representa a formação em aprendizagens que têm como característica fundamental a capacidade de serem aplicadas em contextos reais.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura de Petrolina - PE
Disciplina:
Pedagogia
Debater sobre avaliação escolar, a partir das questões teórico-metodológicos e epistemológicas, com enfoque na intrínseca relação com o processo de avaliação da aprendizagem e sua praticidade na escola implica retomar os estudos na perspectiva epistemológica das diferentes concepções pedagógicas. Isto remete compreendê-la dentro do contexto contemporâneo permeado de transformações e mudanças, com o objetivo de superar as percepções mecanicista e reducionista oriundas dos paradigmas tradicionais demarcado pela sua natureza, finalidade e dimensões políticas, sociais e éticas.
Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3799. Acesso em: 20 nov.2023.(adaptado)
A partir de uma nova perspectiva de avaliação da aprendizagem à luz de uma prática pedagógica crítica e construtiva, avalie as afirmações a seguir.
I. O sistema de avaliação da aprendizagem no exercício de sua atribuição formativa considera que o aluno aprende ao longo do processo, que vai reestruturando o seu conhecimento por meio das atividades que executa em um processo construtivo.
II. Como dimensão do processo educativo, a avaliação da aprendizagem como ferramenta de investigação diagnóstica possibilita identificar, discriminar, compreender e caracterizar as causas determinantes das dificuldades de aprendizagem, visando a superação das mesmas.
III. O professor necessita compreender a avaliação como parte do processo educativo, isso implica dois processos indissociáveis: ensinar e classificar.
IV. A avaliação da aprendizagem alicerçada nos pressupostos da pedagogia tradicional assume uma função classificatória quando não permite a fluidez no processo de crescimento do aluno.
V. O processo de avaliação da aprendizagem escolar deve ser visto como um ato amoroso, inclusivo, dinâmico e construtivo como objeto de reflexão e ação fundamentada numa abordagem pedagógica relacional.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3799. Acesso em: 20 nov.2023.(adaptado)
A partir de uma nova perspectiva de avaliação da aprendizagem à luz de uma prática pedagógica crítica e construtiva, avalie as afirmações a seguir.
I. O sistema de avaliação da aprendizagem no exercício de sua atribuição formativa considera que o aluno aprende ao longo do processo, que vai reestruturando o seu conhecimento por meio das atividades que executa em um processo construtivo.
II. Como dimensão do processo educativo, a avaliação da aprendizagem como ferramenta de investigação diagnóstica possibilita identificar, discriminar, compreender e caracterizar as causas determinantes das dificuldades de aprendizagem, visando a superação das mesmas.
III. O professor necessita compreender a avaliação como parte do processo educativo, isso implica dois processos indissociáveis: ensinar e classificar.
IV. A avaliação da aprendizagem alicerçada nos pressupostos da pedagogia tradicional assume uma função classificatória quando não permite a fluidez no processo de crescimento do aluno.
V. O processo de avaliação da aprendizagem escolar deve ser visto como um ato amoroso, inclusivo, dinâmico e construtivo como objeto de reflexão e ação fundamentada numa abordagem pedagógica relacional.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura de Petrolina - PE
Disciplina:
Pedagogia
O currículo escolar como objeto de análise teórica e enfoque crítico do seu contexto de origem e evolução histórica até os dias atuais foi redefinindo significados e produzindo mudanças reais nas concepções e na prática. Percebe-se uma superação das concepções tradicionais permeadas de ideologias, relações de poder e valores, para caracterizá-lo como espaço de construção de saberes, geração de ideias, aceitação das subjetividades e projeção das identidades culturais.
Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/edit ora/ebooks/conedu/2021/ebook2/TRA BALHO_EV150_MD7_SA100_ID8330_0 1112021154029.pdf. Acesso em: 17 nov.2023. (adaptado)
A partir de uma perspectiva crítica que assenta a reflexão de currículo como construção social e cultural, avalie as afirmações a seguir.
I. O currículo deve ser compreendido como experiência recriada nos alunos, através do qual eles podem desenvolver-se, ou seja, como um processo vivo e dinâmico que proporciona conteúdos e valores para que os alunos possam melhorar a sociedade em relação à sua reconstrução social.
II. No processo educativo o currículo deve ser visto como um discurso, uma narrativa particular do indivíduo e da sociedade, que explicita noções particulares sobre conhecimento, formas de organização da sociedade, sobre os diferentes grupos sociais.
III. A seleção do currículo quando se desliga da cultura extraescolar que rodeia o aluno que faz parte de sua história real, colocalhes uma distância entre o que a escola transmite e o que vive fora dela.
IV. O currículo numa perspectiva crítica se constitui como campo da cultura escolar dominante em nossas instituições educativas que prioriza o comum, o uniforme, o homogêneo.
V. O currículo como proposição de reconhecimento das identidades culturais deve promover na escola situações favoráveis à tomada de consciência sobre a construção da identidade cultural de alunos, professores e gestores, relacionando-a aos processos socioculturais do contexto em que vivem.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/edit ora/ebooks/conedu/2021/ebook2/TRA BALHO_EV150_MD7_SA100_ID8330_0 1112021154029.pdf. Acesso em: 17 nov.2023. (adaptado)
A partir de uma perspectiva crítica que assenta a reflexão de currículo como construção social e cultural, avalie as afirmações a seguir.
I. O currículo deve ser compreendido como experiência recriada nos alunos, através do qual eles podem desenvolver-se, ou seja, como um processo vivo e dinâmico que proporciona conteúdos e valores para que os alunos possam melhorar a sociedade em relação à sua reconstrução social.
II. No processo educativo o currículo deve ser visto como um discurso, uma narrativa particular do indivíduo e da sociedade, que explicita noções particulares sobre conhecimento, formas de organização da sociedade, sobre os diferentes grupos sociais.
III. A seleção do currículo quando se desliga da cultura extraescolar que rodeia o aluno que faz parte de sua história real, colocalhes uma distância entre o que a escola transmite e o que vive fora dela.
IV. O currículo numa perspectiva crítica se constitui como campo da cultura escolar dominante em nossas instituições educativas que prioriza o comum, o uniforme, o homogêneo.
V. O currículo como proposição de reconhecimento das identidades culturais deve promover na escola situações favoráveis à tomada de consciência sobre a construção da identidade cultural de alunos, professores e gestores, relacionando-a aos processos socioculturais do contexto em que vivem.
É CORRETO apenas o que se afirma em: