Filtrar


Questões por página:
Analise o seguinte trecho sobre o conceito de alienação, de Karl Marx: “O trabalhador se torna tanto mais pobre quanto mais riqueza produz, quanto mais a sua produção aumenta em poder e extensão. O trabalhador se torna uma mercadoria tão mais barata quanto mais mercadorias cria. Com a valorização do mundo das coisas aumenta em proporção direta a desvalorização do mundo dos homens. O trabalho não produz somente mercadorias; ele produz a si mesmo e ao trabalhador como uma mercadoria, e isto na medida em que produz, de fato, mercadorias em geral.”
(MARX, Karl. I. O Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo,2010).
A partir do texto apresentado sobre o conceito de alienação desenvolvido por Karl Marx, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.
( ) Descreve o distanciamento e o estranhamento na relação entre o trabalhador e o produto do seu trabalho, que não mais se reconhece nele. ( ) Refere-se ao momento em que os homens, alijados do produto do seu próprio trabalho, toma consciência de seu papel na sociedade e busca reencontrar-se consigo mesmo. ( ) A criação de valor se dá no momento em que as mercadorias os produtos produzidos pelos trabalhadores transformam-se em mercadorias e passam a circular no mercado pelo esforço direto dos que atuam na circulação. ( ) A produção capitalista, ao transformar o produto do trabalho em mercadoria, transforma o próprio trabalhador também em mercadoria, desumanizando-o.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Leia atentamente o seguinte trecho: “As formas sociais históricas não são “determinadas” por “leis” naturais ou históricas. A sociedade é autocriação. Quem cria a sociedade e a história é a sociedade instituinte, em oposição à sociedade instituída [...]. A auto instituição da sociedade é a criação de um mundo humano: de coisas, de realidade, de linguagens, de normas, de valores, modos de viver e de morrer, objetivos pelos quais vivemos e outros pelos quais morremos – e, obviamente, em primeiro lugar e acima de tudo, ela é criação do indivíduo humano no qual a instituição da sociedade está solidamente incorporada”.

CASTORIADIS, Cornellius. As encruzilhadas do labirinto II – os domínios do homem. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1987.

A partir da formulação conceitual de Cornellius Castoriadis, avalie as afirmações a seguir.
I. As instituições sociais nascem e morrem decorrente do processo criador dos indivíduos e de suas práticas instituintes no fazer social histórico, resultando daí as instituições e a própria instituição da sociedade.
II. A realidade social histórica não é uma criação apriorística nem as instituições são engendradas pela sociedade instituída como determinações autônomas e independentes dos indivíduos em sociedade.
III. As instituições regem as práticas sociais dos indivíduos e seu processo histórico de criação está circunscrito aos acordos legalmente estabelecidos pelo arcabouço jurídico em um determinado momento da vida social.
IV. As instituições sociais resultam do ordenamento preestabelecido das normas elaboradas pela sociedade instituída, cujas funções devem ser observadas pelos indivíduos na sociedade.
É correto somente o que se afirma em
Considerando a constituição da estrutura econômica da sociedade pensada por Karl Marx e retratada na obra Contribuição à crítica da economia política, assinale a afirmação verdadeira.
Leia o seguinte trecho sobre organização e estruturação social: “Mas a sociedade, cuja vida se realiza num fluxo incessante, significa sempre que os indivíduos estão ligados uns aos outros pela influência mútua que exercem entre si e pela determinação recíproca que exercem uns sobre os outros. A sociedade é também algo funcional, algo que os indivíduos fazem e sofrem ao mesmo tempo, e que, de acordo com esse caráter fundamental, não se deveria falar de sociedade, mas de sociação”.
SIMMEL, Georg. Questões fundamentais de Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar Editores,2006.
Considerando as reflexões de Georg Simmel sobre a organização e estruturação social, avalie as seguintes afirmações:
I. A sociedade é produto das interações sociais dos indivíduos ao estabelecerem relações de interdependência mútua e, com isto, criam formas de sociação nas quais residem os conteúdos da vida social.
II. Unidade da sociedade é um estágio de interações sociais concebidas em seu devir harmonioso no qual as relações de conflito são mitigadas e deslocadas à condição de interesses consensuais sem os quais a sociação não se configura.
III. Sociedade constitui um círculo de indivíduos que estão, de uma maneira determinada, vinculados uns aos outros por efeito das relações mútuas, e que por isso podem ser caracterizados como uma unidade.
É correto o que se afirma em
Leia atentamente o seguinte trecho: “É fato social toda maneira de fazer, fixada ou não, susceptível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, ou ainda, toda maneira de fazer que é geral na extensão numa sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui uma existência própria independente de suas manifestações individuais.”
DURKHEIM, Émile. As regras de método sociológico. São Paulo: Martins Fontes,2007.
Sobre o conceito de fato social desenvolvido por Émile Durkheim, é correto afirmar que