Filtrar


Questões por página:
Infecção Hospitalar (IH) é um problema de saúde que afeta cerca de 1,5 milhões de pessoas por ano no mundo. A estimativa é de que a cada 100 pacientes hospitalizados em países em desenvolvimento,10 terão IH. Por isso é necessário que os hospitais adotem estratégias de contínua avaliação da efetividade dos Programas de Controle de Infecção Hospitalar e o seu impacto na qualidade do cuidado em saúde, garantindo a segurança do paciente e melhorias para o aprimoramento da prática assistencial. Para a adequada execução de Programas de Controle de Infecções Hospitalares, a Portaria N.º 2616, de 12 de maio de 1998, do Ministério da Saúde, informa que os hospitais deverão constituir Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Sobre as competências da CCIH, marque a alternativa CORRETA.
Uma situação observada no paciente com infarto do miocárdio é a dor/desconforto torácico, que ocorre em razão de perfusão tissular cardiopulmonar ineficaz relacionada ao fluxo sanguíneo coronário reduzido. Pensando no alívio da dor desse paciente, o que pode ser observado a partir de cuidados de enfermagem é o débito cardíaco adequado. Marque a alternativa em que todos os itens citados são CORRETOS quando se fala em evidenciar débito cardíaco adequado.
Ainda sobre notificação, marque a alternativa que contém doenças, agravos ou eventos de saúde pública APENAS de notificação compulsória imediata.
Em 14 de março de 2020, o Ministério da Saúde divulgou boletim epidemiológico do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública / COVID-19.
O boletim informa que, em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde classificou a Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19) como uma pandemia. Isso significa que o vírus está circulando em todos os continentes e que há ocorrência de casos oligossintomáticos, o que dificulta a identificação. Desse modo, principalmente no hemisfério sul, onde está o Brasil, os países devem se preparar para o outono/ inverno com o objetivo de evitar casos graves e óbitos. Nesse contexto, a plataforma Integrada de Vigilância em Saúde(Disponível em: http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/#COVID-19-brazil) mostra a notificação de casos de doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) e apontou, em 15/03/2020, um número de 200 casos confirmados no Brasil.
Sobre a notificação e seu contexto, analise as afirmativas a seguir e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública. ( ) Notificação compulsória imediata é realizada em até 24 (vinte e quatro) horas, a partir do conhecimento da ocorrência de doença, agravo ou evento de saúde pública, pelo meio de comunicação mais rápido disponível. ( ) Notificação compulsória é obrigatória para os médicos, outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente. ( ) Doença é enfermidade ou estado clínico, independentemente de origem ou fonte, que representa ou pode representar um dano significativo para os seres humanos. ( ) Agravo é qualquer dano à integridade física ou mental do indivíduo, provocado por circunstâncias nocivas, tais como acidentes, intoxicações por substâncias químicas, abuso de drogas ou lesões decorrentes de violências interpessoais, como agressões e maus tratos, e lesão autoprovocada.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) tem política que impacta diretamente na redução, eliminação e erradicação de doenças através das vacinas e da vigilância. A concretização da ação de imunização deve acontecer de forma segura na atenção básica/assistência, salas de vacina e Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie). Para garantir a qualidade dos imunobiológicos, existe uma Rede Nacional formada por uma estrutura física a qual permite que o processo logístico aconteça. Essa estrutura é chamada de