Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada
“Durante mais de cem anos pairou uma onda de mentiras sobre a Guerra do Paraguai. Junta-se a essa onda de mentiras um silêncio criminoso, procurando ocultar de todas as formas possíveis o que foi aquela guerra, o que representou para os povos envolvidos e, principalmente, como, por sua causa, o Brasil e a Argentina (levando o Uruguai de contrapeso) ficaram definitivamente colonizados pelo capital inglês. Apesar de sua transcendental importância histórica – ela foi uma das causas fundamentais da queda do Império –, apesar de a Guerra do Paraguai ser o marco mais importante da nossa história e que mais repercussões teve para o povo brasileiro, faz-se silêncio. Ou mente-se". (CHIAVENATTO, Julio José. Genocídio americano: A Guerra do Paraguai.
São Paulo: Editora Brasiliense,1984. p.09.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre as motivações que levou a Guerra do Paraguai e as consequências após o conflito, considere as afirmativas a seguir: I - O Paraguai rompeu violentamente toda uma estrutura de dominação econômica. Carlos Antonio López enfrentou os métodos britânicos e promoveu o progresso Paraguaio sem precisar de um tostão dos financiamentos ingleses. Seu método foi simples, trouxe do exterior todos os técnicos que o país precisava para implantar a base de seu desenvolvimento industrial. II - A Argentina e o Brasil tiveram que fazer a guerra. Latifundiários e burgueses beneficiários do imperialismo econômico no Plata fizeram a guerra por um só motivo: defender os interesses econômicos dos ingleses, que os sustentava devolvendo-lhes migalhas do que roubava dos povos que iriam sacrificar-se. III - A Guerra do Paraguai aconteceu porque Solano López queria coroar-se Imperador da América do Sul e abrir ao comércio do mundo os mais variados produtos dos trópicos e rios navegáveis para serem explorados. IV - Em 1868 Asunción já tinha sido tomada e saqueada pelos soldados brasileiros, já havia um governo títere imposto e o Paraguai estava sendo retalhado e entregue ao imperialismo internacional. Mesmo assim, Francisco Solano López continuou a desesperada resistência, porém foi preso e exilado para a Inglaterra. Assinale a alternativa correta:
Leia o texto: FÁBRICA “Nosso dia vai chegar Teremos nossa vez Não é pedir demais Quero justiça Quero trabalhar em paz Não é muito o que lhe peço Eu quero um trabalho honesto Em vez de escravidão Deve haver algum lugar Onde o mais forte Não consegue escravizar Quem não tem chance De onde vem a indiferença Temperada a ferro e fogo? Quem guarda os portões da fábrica? O céu já foi azul, mas agora é cinza O que era verde aqui já não existe mais Quem me dera acreditar Que não acontece nada de tanto brincar com fogo Que venha o fogo então Esse ar deixou minha vista cansada Nada demais". (Legião Urbana. Fábrica. CD Dois, EMI,1997.) Com base na letra da música podemos relacioná-la e interpretá-la como crítica da:
Questão Anulada
Leia o texto: “A Assembleia-Geral da ONU aprovou nesta quinta- feira (27/04/2014) uma resolução declarando inválido o referendo realizado no início do mês no território ucraniano da Crimeia, no qual foi aprovada sua anexação à Rússia, em uma votação que as nações ocidentais disseram ter sido mais um reforço no isolamento russo. As resoluções da Assembleia-Geral não são de cumprimento obrigatório, mas representam a pressão da comunidade internacional quando aprovadas por um grande número de países". (Adaptado. Disponível em: < ttp://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/03/onu- prova-resolucao-que-
condena-anexacao-russa-da-crimeia.html > Acesso em: 16 abril 2014.) O texto acima aborda sobre questão da Crimeia, uma área de importância econômica para Russos e Ucranianos. O impasse constatado é um resquício da Guerra Fria. Com base nos conhecimentos sobre o período da bipolarização do planeta e suas consequências, considere as a?rmativas a seguir: I - Em 1949, diante do crescimento da tensão nas relações entre os mundos capitalistas e socialistas, foi fundado, por iniciativa dos Estados Unidos, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O organismo se estruturou em cima de uma aliança militar, composta originalmente pelos Estados Unidos, França, Bélgica, Canadá, Países Baixos, Dinamarca, Reino Unido, Luxemburgo, Noruega, Finlândia, Itália e Portugal. Posteriormente tornaram-se aliadas a Alemanha Ocidental, a Grécia e a Turquia, fechando o círculo do confronto oeste-leste. II - Os EUA, o Reino Unido e a Rússia, no ano de 1994 assinaram o Memorando de Budapeste, que comprometia garantir a independência e as atuais fronteiras da Ucrânia. Neste documento a Ucrânia abdicava do terceiro maior arsenal nuclear do mundo, mantido após o fim da União Soviética. III - No ano de 1955, houve um evento crucial, realizou-se o primeiro teste nuclear soviético, no deserto da Namíbia. Era o início da corrida nuclear entre as duas potências. IV - Em 19 de agosto de 1991, setores conservadores do Partido Comunista e das forças armadas soviéticas sequestraram Gorbatchev, numa tentativa de restabelecer o modelo anterior à perestroika e à glasnost. Entretanto, Yeltsin mobilizou a população de Moscou e de Leningrado e conseguiu frustrar o golpe de Estado. Fortalecido, o dirigente russo proclamou a independência da Rússia e das demais repúblicas. Quando Gorbatchev foi libertado, a União Soviética não existia mais. Em seu lugar surgira a Comunidade dos Estados Independentes. Assinale a alternativa correta:
Leia o texto: “Logo depois, a PF prende também Gilberto Gil. Os dois são levados para quartel da Polícia do Exército, na rua Barão de Mesquita. Passam o reveillon de 1969 na cadeia. Lá Caetano encontra outros presos, como Ênio Silveira, dono da editora Civilização Brasileira (a mesma dos livros de Bertrand Russell), que lhe empresta O estrangeiro, de Camus. Depois, é transferido para um outro quartel, em vila militar no subúrbio de Deodoro, zona norte do Rio. Na cela ao lado, Gil divide espaço com Paulo Francis, Ferreira Gullar e outros intelectuais. Caetano vai parar na barbearia do quartel e perde a cabeleira “selvagemente grande" cultivada por quase dois anos. Após dois meses na cadeia, são transferidos para Salvador e lá permanecem confinados por mais quatro meses. Proibidos de se apresentar em público e de dar entrevistas, tomam o caminho do exílio. Ao embarcar para Londres, um dos policiais afirma para Caetano: - Não volte nunca mais. E, se pensar em voltar se entregar logo que chegue para nos poupar trabalho". (MARCELO, Carlos.1970 – Renato Russo: o filho da revolução. Rio de Janeiro: Agir,2009. p.40.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Ditadura Militar Brasileira (1964 - 1985), assinale a alternativa correta:
Leia o texto a seguir: “Frau Diller era uma mulher irritadiça, de óculos grossos e olhar implacável. Tinha criado esse olhar nefando para desestimular a própria ideia de alguém roubar sua loja, que ela ocupava com postura militar, voz gélida e até uma respiração que cheirava “heil Hitler". A loja em si era branca e fria, completamente exangue. A casinha espremida ao seu lado tremia com um pouco mais de severidade do que as outras construções da Rua Himmel. Frau Diller administrava esse sentimento, servindo-o como o único produto grátis de suas instalações. Ela vivia para sua loja, e sua loja vivia para o Terceiro Reich. Mesmo quando começou o racionamento, mais para o fim do ano, sabia-se que ela vendia por baixo do pano algumas mercadorias difíceis de obter e doava o dinheiro para o Partido Nazista". (ZUSAK, Markus. A menina que roubava livros. Rio de Janeiro: Intrínseca,2008. p.37.) O texto retrata o comportamento de uma comerciante na Alemanha nazista. Com base nos conhecimentos sobre a Segunda Guerra Mundial, assinale a alternativa incorreta: