Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Ao analisar os elementos literários na composição dessa canção, verifica-se que o eu lírico:
mostrar texto associado
Considerando os recursos metafóricos que integram o processo de composição desse texto literário, assinale a alternativa em que não há uma metáfora.
mostrar texto associado
A partir da leitura desse texto, verifica-se que o escritor Moacyr Scliar
mostrar texto associado
Assim como os poetas árcades, nesse poema, Adélia Prado explora o Carpe diem. Esse recurso, muito utilizado no Arcadismo, está presente nos versos:
mostrar texto associado

Em relação a essa canção, considere as afirmativas a seguir.


I. O ponto de vista evidenciado pela canção é o do nativo, do colonizado, o que pode ser comprovado pelo emprego do advérbio “aqui” que situa de onde fala esse interlocutor e pelo uso da primeira pessoa do plural, evidenciando que ele fala em nome de vários.

II. As palavras que, no texto da canção, remetem ao ambiente da colonização são: tribo, catequização, sermão, barco e, não se percebe a voz do colonizador cujo silêncio é evidenciado nessa expressão artística, de forma ficcional, pelo colonizado.

III. A voz que se expressa na canção demonstra certa revolta, um inconformismo com a situação de influência externa, apregoando o desejo de ter expressão própria e o desejo que os estrangeiros deixem os nativos viverem suas vidas, por meio de seus próprios valores.

IV. O título do texto, que se repete como refrão da canção, deflagra uma relação antagônica entre as partes que se enunciam, revelando o desejo do eu lírico, que vê, no retorno do outro, a possibilidade de ele e os seus viverem a vida como acham que devem viver.


Estão corretas as afirmativas