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Pensar a Educação Física como componente curricular é pensar que ela possui uma especificidade de conhecimentos a serem ensinados e aprendidos na escola. Bracht (1997), analisando o objeto da Educação Física, explicita as seguintes possibilidades:
I. Atividade física esportiva – defende o desenvolvimento de aptidões físicas, tendo como matriz as ciências biológicas, sem considerar a influência histórica e social. II. Movimento humano – considera o movimento humano como objeto graças à absorção do discurso da aprendizagem motora, do desenvolvimento motor e da psicomotricidade. III. A cultura corporal de movimento – o movimentar-se é entendido como uma forma de comunicação com o mundo, como uma forma de linguagem.

Estão CORRETAS as proposições:
Dentre os objetivos da Educação Física escolar voltados a uma educação para um estilo de vida ativo, é INCORRETO o que se encontra em:
A década de 1980 foi um período significativo de mudanças no Brasil que refletiram nas concepções da Educação Física escolar. Surgiram novos movimentos inspirados no momento histórico social por que passara o País, a Educação e a Educação Física. Várias concepções passaram a coexistir na área. As assertivas abaixo destacam algumas delas:

I. Abordagem crítico-superadora – Esta pedagogia levanta questões de poder, interesse, esforço e contestação. Acredita que qualquer consideração sobre a pedagogia mais apropriada deve versar não somente sobre questões de como ensinar, mas também sobre como adquirimos esses conhecimentos, valorizando a questão da contextualização dos fatos e do resgate histórico.
II. Abordagem sistêmica – Nela existe a preocupação de garantir a especificidade, na medida em que considera o binômio corpo/movimento como meio e fim da Educação Física escolar.
III. Abordagem cultural – do ponto de vista das orientações didáticas, o papel do professor nessa concepção confronta, num primeiro momento, o aluno com a realidade do ensino, o que se denominou transcendência de limites.
IV. Abordagem construtivista-interacionista – a habilidade motora é um dos conceitos mais importantes dentro dessa abordagem, pois é através dela que os seres humanos se adaptam aos problemas do cotidiano, resolvendo problemas motores.
V. Abordagem contida nos PCN – é eclética e aponta no sentido de abarcar as diferentes possibilidades da Educação Física na escola, ou seja, a saúde, o lazer e a reflexão crítica dos problemas envolvidos na cultura corporal de movimento.

Estão CORRETAS apenas as proposições:
Em se tratando das legislações atuais acerca da Educação Física na educação básica, especificamente a LDB e as Diretrizes Curriculares Nacionais, assinale a afirmativa INCORRETA:
A Educação Física escolar, em sua construção histórica, foi pautada por objetivos que estavam aliados a diferentes influências por ela recebidas. As assertivas abaixo destacam esses objetivos e respectivas influências. Assinale com “V” as alternativas VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS:

______ A saúde do corpo e a educação moral se tornaram uma das preocupações centrais da Educação Física sob a influência higienista. ______ O desenvolvimento de aptidões esportivas nos alunos mais aptos foi o principal objetivo da Educação Física, no período de influência militarista. ______ Formar alunos críticos, criativos e conscientes era a meta da Educação Física no período de influência esportivista. ______ A formação de uma geração forte e energética, necessária à nação, era objetivo da Educação Física, numa visão progressista pós década de 1980.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: