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Analise o texto abaixo: De acordo com a Teoria Histórico-Cultural, o ingresso na escola permite à criança sair dos limites do período infantil de sua vida, ocupar uma nova posição na vida e passar ao desempenho da, socialmente significativa, que lhe oferece um rico material para satisfazer seus interesses cognoscitivos. Estes interesses atuam como premissas psicológicas para que na criança surja a necessidade de assimilar conhecimentos teóricos. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
Assinale a alternativa que indica corretamente o autor para o qual a aprendizagem da criança começa muito antes da aprendizagem escolar. A aprendizagem escolar nunca parte do zero. Toda aprendizagem da criança na escola tem uma pré-história.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ). ( ) A didática, para desempenhar um papel significativo na formação do educador, pode representar somente o ensino de técnicas pelas quais se deseja desenvolver um processo de ensino-aprendizagem. ( ) A didática deixou de ser apêndice de orientações mecânicas e tecnológicas para ser um modo crítico de desenvolver uma prática educativa, forjada de um projeto histórico, que não se fará tão somente pelo educador, mas pelo educador conjuntamente com o educando e outros membros dos diversos setores da sociedade. ( ) A Didática é o principal ramo de estudo da pedagogia. Ela investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
A concepção de Didática não é única entre os teóricos, ou seja, não existe um padrão conceitual em que todos compartilham do mesmo conceito. A palavra Didática é uma expressão de origem grega que se pode traduzir como:
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ). ( ) Vigotski ao estudar o processo de aprendizagem e desenvolvimento humano observa que a idade escolar começa quando a criança se encontra em meio a um momento de virada, de mudança. E esse momento é descrito como a crise dos sete anos. ( ) Para a Teoria Histórico-Cultural, a crise dos sete anos é marcada pela perda da espontaneidade. Nesse momento do desenvolvimento ocorrem novas e importantes formações psíquicas, e a criança assume uma atitude ativa e reflexiva. ( ) Na idade escolar há uma crescente distinção entre o mundo interno e o externo, e a criança passa a utilizar mais o discurso interno, como uma função psicológica superior ainda em constituição, mas já constituída do ponto de vista da idade em que ela se encontra. ( ) Na idade escolar ocorre a formação de uma fronteira mais específica, no psiquismo da criança, entre o mundo do outro e o seu próprio mundo. Ela passa a agir, interagir e a refletir sobre o seu agir. ( ) A inserção de uma nova formação na criança, que é a capacidade que ela passa a ter de refletir sobre sua ação, instaura uma nova capacidade, a de generalizar suas vivências, de construir uma consciência de si. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.