Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada
Considera-se oficina protegida terapêutica a unidade que funciona em relação de dependência com entidade pública ou beneficente de assistência social, que tem por objetivo a integração social por meio de atividades de adaptação e capacitação para o trabalho de adolescentes e adultos que devido ao seu grau de deficiência, transitória ou permanente, não possam desempenhar atividade laboral no mercado competitivo de trabalho ou em oficina protegida de produção. Assinale a alternativa que não apresenta uma das condições exigidas para o enquadramento como oficina protegida terapêutica são:
Sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, assinale a alternativa incorreta:
A Lei Federal 10.216 redireciona a assistência em saúde mental, privilegiando o oferecimento de tratamento em serviços de base comunitária, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais. Os direitos e a proteção das pessoas acometidas de transtorno mental, de que trata esta Lei, são assegurados sem qualquer forma de discriminação quanto à raça, cor, sexo, orientação sexual, religião, opção política, nacionalidade, idade, família, recursos econômicos e ao grau de gravidade ou tempo de evolução de seu transtorno, ou qualquer outra. A Lei Federal 10.216 no Artigo 6° refere-se sobre:
A ética dos profissionais da saúde mental-principalmente do psicólogo clínico- com respeito a situações limite na clínica cotidiana. Por ser um ofício que exige certa distância e neutralidade referindo-se às questões envolvidas em cada caso em particular, os terapeutas devem abster-se de preconceitos, valores culturais e opções pessoais, para poder proporcionar uma assistência transparente e eficaz para com os seus clientes. Embora estejam treinados para trabalhar desta forma, é importante reconhecer que há questões que dificultam o trabalho pelo simples fato de tratar-se de uma relação entre dois seres humanos. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. A ética do profissional da saúde mental é de tamanha redundância que exige inexoravelmente de autonomia e responsabilidade em decisões práticas vinculadas a cada caso em particular. Isto é, autonomia para julgar a adequação de seu trabalho a um determinado caso e responsabilidade para consigo mesmo e com os clientes.
II. A ética dos profissionais da saúde mental- em especial para o psicólogo clínico-, há uma conjunção de variáveis complexas que quando não consideradas dificultam o proceder no exercício cotidiano. Estas podem ser subdivididas em internas e externas, no entanto, encontram-se diretamente relacionadas entre si.
III. A responsabilidade referente ao cuidado precisa ser uma variável constante para o trabalho em âmbito clínico, de forma que a intervenção a ser realizada vise por excelência: o bem estar do cliente e do profissional.
IV. Os valores e a ética dos profissionais estão intimamente vinculados e, por isso, é preciso refletir sobre a relação direta entre o ser e o dever. O profissional prudente encontra-se situado entre os princípios e as exigências, que não apenas devem ser correspondidas, mas que também acarretam consequências.
A Lei Federal 10.216, dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. A Lei diz que a internação psiquiátrica somente será realizada mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos. Pela Lei são considerados tipos de internação psiquiátrica: internação voluntária, internação involuntária e internação compulsória. O Art.8°, § 1o diz que a internação psiquiátrica involuntária deverá, no prazo de setenta e duas horas, ser comunicada ao ____________________ pelo responsável técnico do estabelecimento no qual tenha ocorrido, devendo esse mesmo procedimento ser adotado quando da respectiva alta. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna: