Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
As psicoterapias de grupo surgiram a partir da necessidade de se estender os atendimentos a um número maior de pessoas. Os grupos podem ser classificados em operativos e psicoterápicos, que por sua vez se subdividem em outras ramificações. A essência dos fenômenos grupais é a mesma em qualquer tipo de grupo, e o que determina a diferença entre elas é a finalidade. Dessa maneira, podemos afirmar que a realização de grupos com pacientes ambulatoriais em preparação para cirurgias cardíacas, mastectomizados, diabéticos, hipertensos, entre outros, enquadra-se na definição de grupo psicoterápico.
mostrar texto associado
Os métodos de pesquisa utilizados em psicologia devem ser, sempre, quantitativos, pois é vedado aos estudantes, pesquisadores e demais profissionais da área utilizar métodos qualitativos.
mostrar texto associado
Freud define o trauma como um acontecimento de natureza fisiológica ou psicodinâmica do sujeito, sendo o trauma uma ocorrência de incompatibilidade com a vida ideativa, gerando confronto do ego com uma representação inconciliável, suscitando um afeto intolerável, levando o ego a adotar um mecanismo defensivo.
mostrar texto associado
Considere um protocolo de atendimento ambulatorial em Psicologia Infantil segundo o qual o primeiro atendimento à demanda é sempre realizado somente com os responsáveis. Em seguida, dá-se início ao processo de Psicoterapia Individual ambulatorial, de média complexidade, com duração de 50 minutos, cada. Ao todo, o programa prevê 30 sessões por paciente, podendo ser prorrogado por até mais 30 sessões a critério do profissional, com limite de duração de um ano de tratamento. Esse protocolo atende corretamente ao que é proposto nesse ambiente, tendo em vista que a proposta desses serviços é alcançar a melhora nos sintomas e/ou comportamentos disfuncionais.
mostrar texto associado
Considere o seguinte cenário: um paciente dependente de cocaína apresenta-se deprimido na fase de sobriedade, sendo diagnosticado como portador de depressão psicofisiológica e lhe é recomendado por seu terapeuta a procurar um psiquiatra para que receba antidepressivos em doses controladas até que se sinta estável. Conhecendo o efeito estimulante da cocaína e os sintomas apresentados pelo paciente após a retirada da droga, podemos afirmar que o diagnóstico recebido pelo paciente e as condutas medicamentosas orientadas foram corretas.