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“O que ofereciam, porém, à nossa curiosidade infantil eram conceitos idiotas: “Fala pouco e bem: ter-te-ão por alguém”. Ter-te-ão! Esse Terteão para mim era um homem, e nunca pude compreender o que ele fazia na última página do odioso folheto. Éramos realmente uns pirralhos bastante desgraçados.” (linhas 18-21)
Sobre os aspectos morfossintáticos do trecho acima, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) a nossa curiosidade infantil exerce função sintática de objeto direto. ( ) O vocábulo porém pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por “conforme”. ( ) A forma verbal ter-te-ão é um exemplo de mesóclise, justificada por estar no Futuro do Presente. ( ) conceitos idiotas e pirralhos [...] desgraçados constituem exemplos de concordância nominal.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
Sobre os aspectos morfossintáticos do trecho acima, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) a nossa curiosidade infantil exerce função sintática de objeto direto. ( ) O vocábulo porém pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por “conforme”. ( ) A forma verbal ter-te-ão é um exemplo de mesóclise, justificada por estar no Futuro do Presente. ( ) conceitos idiotas e pirralhos [...] desgraçados constituem exemplos de concordância nominal.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
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Sobre o texto 4, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A narrativa é feita na primeira pessoa num tom confessional. ( ) Um acontecimento recente faz o enunciador reviver o passado com alegria. ( ) O autor deixa vir à tona reminiscências de sua infância, externando seus traumas. ( ) O texto traça um paralelo entre duas realidades: uma num passado distante e outra no momento da enunciação. ( ) Apesar da riqueza da narrativa, o autor não consegue induzir o leitor a partilhar o pavor e a revolta que sente em relação à sua experiência escolar na infância.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
( ) A narrativa é feita na primeira pessoa num tom confessional. ( ) Um acontecimento recente faz o enunciador reviver o passado com alegria. ( ) O autor deixa vir à tona reminiscências de sua infância, externando seus traumas. ( ) O texto traça um paralelo entre duas realidades: uma num passado distante e outra no momento da enunciação. ( ) Apesar da riqueza da narrativa, o autor não consegue induzir o leitor a partilhar o pavor e a revolta que sente em relação à sua experiência escolar na infância.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
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Sobre o texto 3, é correto afirmar que
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Dentre os verbos irregulares há aqueles que apresentam alguma variação no radical, ou seja, na “base” da palavra.
Um exemplo de verbo irregular encontra-se no seguinte exemplo do texto:
Um exemplo de verbo irregular encontra-se no seguinte exemplo do texto:
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Figuras de linguagem – por meio dos mais diferentes mecanismos – ampliam o significado de palavras e expressões, conferindo novos sentidos ao texto em que são usadas. É muito importante saber identificar as diversas figuras de linguagem, pois desta forma é possível interpretar melhor os diferentes tipos de textos. A denominada figura de linguagem referente ao termo “[...] Rio de Assis [...]” (linha 15) é