Filtrar


Questões por página:
Leia o texto abaixo.

“A capacidade de gerar narrativas automatizadas é uma das aplicações mais imediatas da IAG no jornalismo. Utilizando algoritmos de aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural, as redações podem automatizar a criação de notícias baseadas em dados estruturados, tais como resultados esportivos, atualizações financeiras e estatísticas meteorológicas. Os primeiros experimentos com IAG no jornalismo focaram, principalmente, em simplificar processos de produção e aumentar a eficiência. O conceito de Large Language Models (LLMs), como o GPT (Generative Pretrained Transformer) da OpenAI, representa uma evolução significativa no campo da IAG, especialmente em aplicações envolvendo texto. Esses modelos são treinados a partir de enormes conjuntos de dados textuais retirados de uma variedade de fontes da internet tais como livros, artigos, notícias e posts de mídias sociais entre outros, permitindo-lhes aprender a estrutura da linguagem humana de forma abrangente.” (SANTOS e FIGUEIREDO,2024)

Sobre o uso da Inteligência Artificial Generativa (IAG) no Jornalismo, é correto afirmar que
O Reuters Digital News Report 2025 foi divulgado em junho e se baseia em dados de seis continentes e 48 mercados. Ele aponta algumas tendências que já vinham sendo sentidas pelo mercado. Sobre elas, avalie as afirmativas.

I. Há uma queda no uso de chatbots de inteligência artificial como fontes de informação, o que tem aumentado significativamente o tráfego em sites de empresas jornalísticas.
II. Mudança nas estratégias das plataformas de mídias sociais impulsionou a queda no consumo e na importância atribuída aos vídeos como fonte de notícias.
III. Há uma contínua queda no engajamento com fontes de mídia tradicionais como televisão e mídia impressa, enquanto o consumo de redes sociais, plataformas de vídeo e agregadores online aumenta.

Está correto o que se afirma em
Observe o gráfico a seguir, obtido através de consulta em uma ferramenta do Google. Ele nos mostra o aumento do interesse de pesquisa por Assembleia Legislativa do Amazonas no início de setembro. A ferramenta que nos traz esse tipo de informação é o

Imagem associada para resolução da questão
Os ambientes comunicacionais proporcionados pelas novas tecnologias digitais mobilizam o legislativo, como o apontado no trecho de matéria publicada no site da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.
“Mayra Dias propõe projeto ‘Conexão Segura’ para combater o stalking no Amazonas

Por Cayo Dias
16 .out.2025 17:15

Com foco na prevenção e no enfrentamento às perseguições, inclusive no ambiente digital, a deputada estadual Mayra Dias (Avante) apresentou, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o Projeto de Lei nº 899/2025, que institui as Diretrizes de Educação e Prevenção ao _Stalking_, denominadas “Conexão Segura”.

( ) O projeto prevê ações educativas e campanhas públicas para alertar sobre os riscos e as consequências dessa prática. Entre as diretrizes, estão a produção de materiais pedagógicos, orientação sobre limites de contato e respeito interpessoal, além da capacitação de profissionais para identificar sinais de perseguição. As ações poderão ser desenvolvidas em parceria com escolas, órgãos públicos e entidades da sociedade civil, por meio de palestras, cursos e campanhas em mídias tradicionais e digitais”.

A proposta define o “stalking” como
O conceito de Indústria Cultural, um dos mais estudados em Teorias da Comunicação, foi utilizado pela primeira vez por dois filósofos alemães, vinculados a conhecida Escola de Frankfurt, nos anos 1940. São eles