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Concurso:
Prefeitura de Guabiruba - SC
Disciplina:
Pedagogia
Analise as afirmativas a seguir acerca do tema Currículo e Didática e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__) Na década de 1990, os estudos sobre o tema apontavam na seguinte direção: o Currículo e a Didática se constituíram como campos distintos, contando, cada um, com uma identidade própria, todavia, com aspectos em comum. Historicamente, o objeto de estudo predominante do Currículo era compreendido como a seleção e a organização do conteúdo escolar e o da Didática o processo de ensino como um todo.
(__) A partir da segunda metade da década de 1980, o Currículo foi progressivamente marcado pela Teoria Curricular Crítica. Já a Didática passa, particularmente no Brasil, pela fundamentação no materialismo histórico dialético e na fenomenologia, com a contribuição da Sociologia da Sala de Aula, em ambos os casos.
(__) Libâneo (2002), conhecido estudioso brasileiro do campo da Educação, no início dos anos 2000, defendia que apesar de Currículo e Didática terem objetos de estudo coincidentes, havia uma incompatibilidade de "conjunção teórica", devido às suas tradições culturais e teóricas e aos seus percursos epistemológicos. Segundo o autor, os objetos de estudo do Currículo e da Didática são fenômenos concretos do ensino e da aprendizagem, envolvendo decisões práticas, nos âmbitos da escola e da sala de aula.
(__) Estudos bastante contemporâneos, como o de Pacheco (2011), apontam em uma direção que em muito norteia as discussões hoje mais presentes no campo da educação brasileira, entendendo que o currículo engloba os parâmetros institucionais de decisão e justificação do projeto educativo (político-pedagógico), enquanto a didática geral envolve a planificação, realização e avaliação do processo ensino/aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
(__) Na década de 1990, os estudos sobre o tema apontavam na seguinte direção: o Currículo e a Didática se constituíram como campos distintos, contando, cada um, com uma identidade própria, todavia, com aspectos em comum. Historicamente, o objeto de estudo predominante do Currículo era compreendido como a seleção e a organização do conteúdo escolar e o da Didática o processo de ensino como um todo.
(__) A partir da segunda metade da década de 1980, o Currículo foi progressivamente marcado pela Teoria Curricular Crítica. Já a Didática passa, particularmente no Brasil, pela fundamentação no materialismo histórico dialético e na fenomenologia, com a contribuição da Sociologia da Sala de Aula, em ambos os casos.
(__) Libâneo (2002), conhecido estudioso brasileiro do campo da Educação, no início dos anos 2000, defendia que apesar de Currículo e Didática terem objetos de estudo coincidentes, havia uma incompatibilidade de "conjunção teórica", devido às suas tradições culturais e teóricas e aos seus percursos epistemológicos. Segundo o autor, os objetos de estudo do Currículo e da Didática são fenômenos concretos do ensino e da aprendizagem, envolvendo decisões práticas, nos âmbitos da escola e da sala de aula.
(__) Estudos bastante contemporâneos, como o de Pacheco (2011), apontam em uma direção que em muito norteia as discussões hoje mais presentes no campo da educação brasileira, entendendo que o currículo engloba os parâmetros institucionais de decisão e justificação do projeto educativo (político-pedagógico), enquanto a didática geral envolve a planificação, realização e avaliação do processo ensino/aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Concurso:
Prefeitura de Guabiruba - SC
Disciplina:
Pedagogia
Leia as afirmativas a seguir a respeito das questões que contemporaneamente norteiam a educação brasileira e assinale a correta:
Concurso:
Prefeitura de Guabiruba - SC
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências, sobre o ensino dela no Ensino Fundamental, marque a alternativa correta:
Disciplina:
Pedagogia
Atualmente, a teorização sobre currículo escolar na tentativa de melhor compreender seus pressupostos e significados mediante sua forma processual e prática, à luz de sua função social como ponte entre a sociedade e a escola, vem contribuindo para diferentes definições, acepções e perspectivas em torno de um processo de autocrítica e autorregulamentação no convergir de suas funções como expressão cultural e de socialização que a escola concebe por conteúdos curriculares.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução Ernani F. da F. Rosa.3. ed. Penso Editora,2020. (adaptado).
Considerando o fragmento do texto sobre as definições e acepções de currículo, avalie as afirmações a seguir:
I. O currículo consiste na expressão da função socializadora da escola.
II. Na perspectiva de contribuir com o interesse emancipatório, o currículo deve ser uma prática sustentada pela reflexão enquanto práxis.
III. O currículo desempenha missões distintas nos diferentes níveis educativos, na conformidade com as características destes, à medida que refletem diversas finalidades desses níveis.
IV.Sob o ponto de vista democrático, o currículo escolar deve ser permeado pelas teorias de cunho ideológico ao planejar, sequenciar e ordenar metodologicamente o conjunto de disciplinas.
V. Pode ser conceituado como um elemento nuclear de referência para analisar o que a escola é de fato como instituição cultural e na hora que elabora um projeto alternativo institucional.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução Ernani F. da F. Rosa.3. ed. Penso Editora,2020. (adaptado).
Considerando o fragmento do texto sobre as definições e acepções de currículo, avalie as afirmações a seguir:
I. O currículo consiste na expressão da função socializadora da escola.
II. Na perspectiva de contribuir com o interesse emancipatório, o currículo deve ser uma prática sustentada pela reflexão enquanto práxis.
III. O currículo desempenha missões distintas nos diferentes níveis educativos, na conformidade com as características destes, à medida que refletem diversas finalidades desses níveis.
IV.Sob o ponto de vista democrático, o currículo escolar deve ser permeado pelas teorias de cunho ideológico ao planejar, sequenciar e ordenar metodologicamente o conjunto de disciplinas.
V. Pode ser conceituado como um elemento nuclear de referência para analisar o que a escola é de fato como instituição cultural e na hora que elabora um projeto alternativo institucional.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
O currículo da escola, quando objetiva o desenvolvimento de habilidades e competências no educando, privilegia estratégias de aprendizagem que estabeleçam a relação: