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A ética, em sua dimensão crítica e transformadora, é que referenda nossa luta pela inclusão escolar. A posição é oposta à conservadora, porque entende que as diferenças estão sendo constantemente feitas e refeitas, já que vão diferindo, infinitamente. Elas são produzidas e não podem ser naturalizadas, como pensamos habitualmente. Essa produção merece ser compreendida, e não apenas respeitada e tolerada. Nossas ações educativas têm como eixos o convívio com as diferenças e a aprendizagem como experiência relacional, participativa, que produz sentido para o aluno, pois contempla sua subjetividade, embora construída no coletivo das salas de aula.” MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como Fazer? São Paulo: Moderna,2006.
Com base na concepção de inclusão da autora, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente sua proposta para uma “ética da inclusão”.
“Os saberes da docência e os próprios docentes-trabalhadores têm estado ausentes nos conhecimentos escolares. Os currículos acumulam muitos saberes, mas sabem pouco dos adultos que os ensinam e menos ainda das crianças, adolescentes e jovens que os aprendem. O curioso é que tanto os mestres quanto os educandos têm propiciado um acúmulo riquíssimo de vivências e de estudos, de conhecimentos, teses, narrativas e histórias do magistério, da infância, da adolescência e da juventude. Sujeitos de história, mas sem direito a conhecer sua história.” ARROYO, M. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes,2011.
Assinale a opção que destaca corretamente o que é afirmado acima.
“O processo de ‘fabricação’ dos sujeitos é continuado e geralmente muito sutil, quase imperceptível. Antes de tentar percebê-lo pela leitura das leis ou dos decretos que instalam e regulam as instituições ou percebê-lo nos solenes discursos das autoridades (embora todas essas instâncias também façam sentido), nosso olhar deve se voltar especialmente para as práticas cotidianas em que se envolvem todos os sujeitos. São, pois, as práticas rotineiras e comuns, os gestos e as palavras banalizados que precisam se tornar alvos de atenção renovada, de questionamento e, em especial, de desconfiança.” LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis: Vozes,2014.
O trecho acima discorre sobre a influência dos ambientes institucionais na construção das diferenças, o que inclui a escola. Assinale a opção correta segundo a perspectiva apresentada.
Em genética, o cruzamento teste consiste em:
De acordo com Cardoso (2015), nos últimos 540 milhões de anos, a Terra passou por grandes transformações que culminaram em cinco grandes eventos de extinção em massa. As chamadas “Big Five” ocorreram no final do Ordoviciano, final do Devoniano, Permiano Superior, final do Triássico e no limite Cretáceo-Paleogeno. No gráfico abaixo, estão indicados os cinco eventos e o possível evento da atualidade:
Imagem associada para resolução da questão






Com base nesse gráfico e em seus conhecimentos, analise as assertivas abaixo:
I. Extinções em massa podem ser caracterizadas como a perda de mais de ¾ das espécies viventes em um curto intervalo de tempo geológico.
II. O quinto evento, o do período Cretáceo, foi a extinção dos dinossauros não aviários e corresponde ao maior dos eventos marcando o fim da Era Paleozoica e o início da Mesozoica.
III. Extinções em massa podem ser altamente destrutivas, mas também são um importante agente de renovação, uma vez que a extinção de um grupo pode facilitar a radiação adaptativa de outro existente.

Quais estão corretas?