Filtrar


Questões por página:
Tinha por finalidade [...] proporcionar aos alunos o desenvolvimento harmonioso do corpo e do espírito, formando o homem física e moralmente sadio, alegre e resoluto. (MARINHO,1953). A citação de Marinho relata uma tendência da Educação Física no Brasil. Neste contexto, podemos afirmar que a tendência citada trata de. Assinale a alternativa correta.
A partir da Pedagogia Tecnicista, historicamente percebemos os fatos sócias ligados: atribuir à escola, a função de preparar e qualificar tecnicamente os trabalhadores para um futuro industrial, fruto do “milagre econômico”. No tecnicismo, a proposta, pedagógica em Educação Física é uma proposta ______________________, com os conteúdos centrados nos _________________, dentro de uma visão biológica, que objetiva a _________________________ e o _______________________. (KUNZ,1994). Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
De acordo com Ghiraldelli (1997), na história da Educação Física é possível observar cinco tendências da Educação Física Brasileira. Sendo elas: Assinale a alternativa CORRETA.
De acordo com Souza & Votre (1993), na década de 30, surgem no Brasil as primeiras instituições formadoras de professores de educação física, com caráter _________________, que priorizava o __________________ e a ________________. Esse enfoque no condicionamento físico possibilitava a aplicação de uma avaliação que seguia uma tendência fundamentada em ________________ e que privilegiava os comportamentos humanos observáveis passiveis de mensuração (avaliação clássica), ou seja, uma verificação quantitativa da extensão de conteúdos assimilados pelos alunos. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
É complexo procurar definir que concepção, abordagem, corrente ideológica está presente ou orienta a prática pedagógica de um professor de Educação Física. Associe as concepções às suas respectivas características.
Concepção 1. Abordagem crítico-superadora.2. Abordagem desenvolvimentista.3. Abordagem psicomotricista.4. Abordagem tecnicista.
Características ( ) Essa concepção é embasada no discurso da justiça social, fazendo uma inferência em dados da realidade, considerando a crítica social dos conteúdos. Pode ser tida como uma reflexão pedagógica e desempenha um papel político-pedagógico. Nela, a Educação Física é entendida como sendo uma disciplina que trata do jogo, da ginástica, do esporte, da capoeira e da dança, como sendo um conhecimento da cultura corporal de movimento. ( ) Essa concepção procura alcançar o aperfeiçoamento das qualidades físicas na Educação Física e nos desportos, traçando metas da pré-escola à universidade, fundamentando-se no pragmatismo norte-americano, no qual a preocupação com a eficiência técnica é o caminho para uma esportivização maciça. ( ) Essa concepção procura utilizar a atividade lúdica como motivo para processos de desenvolvimento e aprendizagem. Trata das aprendizagens significativas, espontâneas e exploratórias da criança e de suas relações interpessoais. Busca analisar e interpretar o jogo infantil e seus significados. Tem, na relação do homem com seu mundo interno e externo, seus objetivos funcionais, em que os mecanismos de regulação entre o sujeito e seu meio permitem o jogo da adaptação, que implica nos processos de assimilação e acomodação. ( ) Essa concepção tem o movimento como meio e fim importante para a Educação Física, pois os processos de aprendizagem e desenvolvimento fundamentam o corpo de conhecimento da Educação Física Escolar, a progressão normal do crescimento físico e do desenvolvimento fisiológico, motor, cognitivo e afetivo-social, na aprendizagem motora, sugerindo elementos para a estruturação desse componente curricular.
A sequência correta dessa associação, de cima para baixo, é