Questões de Concurso
Filtrar
3.410 Questões de concurso encontradas
Página 286 de 682
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
A Base Nacional Comum Curricular apresenta oito dimensões do conhecimento a serem contempladas no trabalho didático, sem que haja, entre elas, uma hierarquia.
Assinale a alternativa que corresponde às oito dimensões indicadas na Base.
Disciplina:
Pedagogia
Com relação à especificidade da Educação Física na Base Nacional Comum Curricular, analise os itens a seguir:
I. O objeto de estudo delimitado é a cultura corporal de movimento.
II. Demarca a perspectiva Desenvolvimentista como sua base teórica.
III. Apresenta um conjunto de competências e habilidades, como sugestão, a ser desenvolvido com os(as) estudantes.
Está(ão) CORRETO(S)
I. O objeto de estudo delimitado é a cultura corporal de movimento.
II. Demarca a perspectiva Desenvolvimentista como sua base teórica.
III. Apresenta um conjunto de competências e habilidades, como sugestão, a ser desenvolvido com os(as) estudantes.
Está(ão) CORRETO(S)
Disciplina:
Pedagogia
Conforme o Coletivo de Autores (1992, p.23), “Nos ciclos, os conteúdos de ensino são tratados simultaneamente, constituindo-se referências que vão se ampliando no pensamento do aluno de forma espiralada, desde o momento da constatação de um ou vários dados da realidade, até interpretá-los, compreendê-los e explicá-los”. Sobre os ciclos analise as afirmações a seguir e assinale alternativa INCORRETA.
Disciplina:
Pedagogia
Como desdobramento da denominada crise epistemológica da área, a Educação Física escolar, sobretudo a partir da década de 1980, passa a contar com diferentes perspectivas para pensar e orientar suas práticas. Algumas dessas perspectivas apontam o que entendem ser o objeto de estudo da área. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA.
Disciplina:
Pedagogia
“O currículo capaz de dar conta de uma reflexão pedagógica ampliada e comprometida com os interesses das camadas populares tem como eixo a constatação, a interpretação, a compreensão e a explicação da realidade social complexa e contraditória” (COLETIVO DE AUTORES, p.17,1992). Essa afirmação expressa uma defesa de um currículo ampliado como possibilidade de superação da ideia de currículo centrado em questões técnicas que, durante muito tempo, foi hegemônico na Educação Física. Qual das opções a seguir aponta a perspectiva que faz essa defesa de currículo ampliado para Educação Física escolar?