Filtrar


Questões por página:
Gaston Bachelard foi um filósofo, matemático e poeta francês. Seu pensamento está focado principalmente em questões referentes à filosofia da ciência. Bachelard possui uma filosofia não positivista das ciências.
Em relação à epistemologia de Gaston Bachelard, é INCORRETO afirmar que
Michel Foucault, na obra As palavras e as coisas, identifica na história ocidental do saber três estruturas epistêmicas que definem três épocas culturais que se sucedem sem qualquer continuidade. A primeira perdura até o Renascimento; a segunda surge nos séculos XVII e XVIII; e a terceira surgiu no final do século XVIII e se firmou no século XIX.
De que modo foi tipificada a terceira estrutura epistêmica?
Simone Weil, na história humana, duas foram e continuam a ser as principais formas de opressão, sendo elas: a escravidão exercida em nome da força e a sujeição em nome da riqueza transformada em capital. E, ainda, Weil pensava que estava para cair sobre as pessoas outra forma nova de opressão, que seria o fruto maduro do trabalho fragmentado.
A que forma nova de opressão se refere a autora?
Leia o texto abaixo.
“As meras ciências de fatos criam meros homens de fato. A revolução do comportamento geral do público foi inevitável, especialmente depois da guerra, e sabemos que na geração mais recente ela se transformou até em um estado de espírito hostil. Na miséria de nossa vida - ouve-se dizer - esta ciência não tem nada a dizer-nos. Ela exclui de princípio justamente aqueles problemas que são os mais prementes do homem, o qual, em nossos tempos atormentados, sente-se entregue ao sabor do destino: os problemas do sentido ou do não-sentido da existência humana em seu conjunto”.
(apud REALE, G., ANTISERI, D. História da Filosofia,6: de Nietzsche à Escola de Frankfurt. São Paulo: Paulus,2006, p.199).
Que filósofo é autor dessa interpretação sobre as meras ciências de fato?
Herbert Marcuse, no texto Estado e indivíduo sob o nacional-socialismo, analisa o modo como a dominação social do nazismo tratou os tabus amplamente aceitos pela sociedade (tabus baseados na monogamia, santidade da família, proibição da nudez e afins).
Segundo essa análise, qual foi a posição nazista diante desses tabus?