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Texto IX

 

“Quem desejar compreender como se relacionam as orações será mais prudente se fizer o percurso da subordinação para a coordenação. Por que nessa ordem e não ao inverso, como é o usual? Porque a subordinação é, dos dois procedimentos, o mais coerente, constituindo-se também em etapa necessária para a compreensão do outro.”

 

(CARONE, Flávia de Barros. Subordinação e coordenação: contrastes e confrontos. 1ª ed, São Paulo: Ática,1988, p.45)

 

No excerto: “(I) Fabiano meteu a faca na bainha, (II) guardou-a no cinturão, (III) acocorou-se, (IV) pegou no pulso do menino, (V) que se encolhia, os joelhos encostados ao estômago, frio como um defunto.” 5 ° parágrafo), a numeração indica o início de orações que exemplificam os processos sintáticos referidos na metalinguagem acima. Conforme a sugestão do texto metalinguístico, o professor na aula de língua portuguesa, deverá começar os estudos pelo tipo de oração numerada com o

Texto VIII


Hipálage: consiste em deslocar um determinante de uma posição sintática, em que, por razões semânticas, se esperaria que ele estivesse, para outro lugar, em que contrai uma relação de determinação com outro termo.”


(FIORIN, José Luiz. Figuras retóricas.1ª ed. São Paulo: Contexto,2014, p.66)


A figura de linguagem explicada, estritamente literária, exemplifica-se com

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O fato de o texto ser literário autoriza substituir palavras nele presentes por sinônimos adequados ao sentido contextual e ao registro literário. Por exemplo, em e a obstinação da criança irritava-o (3° parágrafo), a palavra sublinhada poderá ser substituída, sem prejuízo do sentido, por
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Em O pirralho não se mexeu (3o parágrafo), tem-se exemplo de voz verbal ______________________ (I), cuja palavra SE, _________________ (II), atua sintaticamente como _______________________ (III).
Para que a descrição morfossintática dessa frase fique correta, as lacunas I, II e III, devem ser preenchidas, respectivamente, com
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Aponta-se, como aspecto recorrente na narrativa de Vidas Secas, a antropomorfização de animais e a zoomorfização dos seres humanos. Esta última característica da narrativa está presente em