Filtrar


Questões por página:
O PAIC tem um papel crucial no sistema educacional brasileiro, focando na alfabetização e no desenvolvimento de competências de leitura, escrita e matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Com relação às estratégias e abordagens específicas do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), qual das alternativas a seguir descreve corretamente uma das características fundamentais desse programa?
O Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) é uma iniciativa fundamental no contexto da educação brasileira, voltada para a melhoria da qualidade do ensino e para a garantia de que todas as crianças sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. Este programa envolve uma série de estratégias e objetivos específicos para atingir tal meta. Considerando as finalidades e os objetivos do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), qual a afirmação que apresenta os principais focos desse programa?
Questão Anulada
Avalie as seguintes afirmativas sobre o planejamento participativo e o ciclo ação-reflexão-ação.

I. O planejamento participativo exclui a necessidade de reflexão individual por parte dos professores, já que se baseia na colaboração coletiva.
II. A ação-reflexão-ação no planejamento participativo permite a adaptação contínua do processo educativo, atendendo às necessidades emergentes dos alunos. A reflexão no planejamento participativo é um processo passivo, focado apenas em avaliar o que foi feito.
III. O planejamento participativo incentiva a autonomia dos alunos, permitindo-lhes ter voz ativa na construção do seu próprio processo de aprendizagem.
IV. No planejamento participativo, a etapa de ação é seguida por uma fase de reflexão, que, por sua vez, leva a ajustes e novas ações.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
A avaliação da aprendizagem é um componente integrante do processo educativo. Quando concebida como um processo contínuo e formativo, a avaliação transcende a função de mera mensuração do rendimento, transformando-se em uma ferramenta para o desenvolvimento e aprimoramento contínuo do aluno. No contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental, qual afirmação aborda a avaliação da aprendizagem, considerando-a como um processo contínuo e formativo?
Considerando a complexidade da avaliação da aprendizagem como um processo contínuo e formativo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, qual das seguintes práticas incorpora essa abordagem no contexto educacional?